
Pegar as chaves do novo carro é um momento de alegria indescritível. Porém, é preciso estar muito atento aos documentos de compra e verificar se estão todos em dia.
A burocracia é a pior parte desse negócio e precisa ser analisada antes mesmo de o cliente fechar o negócio. Se o veículo é zero quilômetro, não existem obstáculos para a retirada dos documentos.
Por outro lado, se o automóvel é usado, já na hora da pesquisa é preciso ficar atento aos detalhes administrativos que podem impedir a compra. Quer conhecer mais sobre esse assunto? Continue acompanhando o texto.
Passos para a compra de um veículo novo ou usado
Comprando um carro novo
Quando você decide pela compra de um veículo zero quilômetro, os passos seguintes serão descomplicados.
É preciso somente fazer a retirada do carro na loja e nos dias seguintes, após dar entrada na documentação junto ao Detran do seu estado, fazer o emplacamento do veículo.
Caso você opte por não se preocupar com os trâmites legais, pode pagar pelos serviços do despachante e fazer tudo isso na própria concessionária, por exemplo.
Comprando um carro usado
Quando a negociação envolve um automóvel usado, que tem um proprietário anterior, a documentação precisa ser verificada antes mesmo do negócio ser fechado.
De posse do número do Renavan do veículo, basta consultar as pendências administrativas, autuações de trânsito e a situação referente ao pagamento das taxas e impostos.
Tudo precisa estar quitado, sem que apareçam débitos nos registros, caso contrário, isso pode ser sinal de problemas.
É muito importante fazer a conferência do número que está impresso no chassi e no motor. Os dados precisam ser os mesmos no documento do carro.
A importância da regularização dos documentos
Devido aos inúmeros problemas registrados nos órgãos de defesa do consumidor, quando um cliente compra um carro usado na loja, a Lei 13.111/15, que está em vigor desde maio de 2015, prevê que é direito do consumidor receber um histórico detalhado do veículo.
Esse documento atesta os antecedentes quanto a furtos, acidentes, multas, situação das taxas e impostos anuais, além das possíveis irregularidades que impedem a circulação do veículo.
Na prática, um carro com débitos quanto a multas ou não pagamento de IPVA, por exemplo, não pode ter a documentação transferida para um novo proprietário.
Se o proprietário não consegue fazer a transferência do veículo em até 30 dias depois da compra, isso incorre em uma infração grave, recebendo uma multa e cinco pontos na carteira.
Carro sem documento não pode circular e, em caso de fiscalização, ficará retido no pátio da autoridade de trânsito até a regularização da documentação.
Documentos essenciais na compra de veículos
Carro novo
- Certificado de Registro do Veículo (CRV): é emitido com a nota fiscal de compra do veículo e utilizado para o emplacamento, que deve acontecer em até 15 dias;
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV): é o documento do carro.
Carro usado
- Certificado de Registro do Veículo (CRV): é o recibo do veículo que deve ser preenchido e assinado pelo vendedor, com firma reconhecida no cartório, junto com o comprador;
- CRLV: com esse documento, o novo proprietário paga uma taxa junto ao Detran para emissão de um novo CRV, com a transferência da propriedade.
Documentos para transferência
- CRV preenchido e assinado, com firma do vendedor e comprador reconhecida em cartório;
- CRLV original e cópia;
- RG e CPF original e cópia do novo proprietário;
- comprovante de endereço;
- duas vias do formulário do Renavam, documento disponível no Detran;
- decalques do chassi e motor do veículo;
- comprovantes de pagamento da taxa de emissão do CRV e de quitação de demais débitos, se houver.
Como podemos perceber, o processo de compra de um veículo novo é um pouco menos burocrático, mas comprar um veículo usado também é uma boa opção! Se o cliente estiver sempre atento aos detalhes do veículo e aos documentos de compra, no final, a negociação pode ser muito interessante.
Se você curtiu este post, que tal aproveitar a visita em nosso blog e ler agora mesmo o texto “Por que é importante consultar o histórico do carro antes de comprá-lo?” e se torne um especialista no assunto!