Você sabe como cuidar do carro no inverno?

Você sabia que seu veículo necessita de cuidados redobrados em dias frios? Pois é, apesar de muitos motoristas não se preocuparem com isso, cuidar do carro no inverno é fundamental para que não ocorram problemas com alguns componentes e sistemas.

Com a temperatura mais baixa, o carro não rende como devia. Algumas peças precisam de uma atenção maior quanto à manutenção, visto que nessa estação do ano existem mais situações de risco as quais o automóvel fica exposto, como chuvas, neblina e até granizo.

Para facilitar sua vida, relacionamos alguns itens que necessitam de mais atenção em tempos mais frios. Acompanhe!

Pneus

Os pneus do veículo precisam de atenção em qualquer época do ano, isso não pode ser desconsiderado. No entanto, no inverno esses cuidados devem ser reforçados. Eles precisam ser calibrados com regularidade, pelo menos, uma vez por semana. A informação da calibragem correta pode ser obtida no manual do veículo.

Verifique também se não há desgaste das bandas de rodagem, que em situações de chuva, neblina, pista molhada ou com poças d’água, podem colocar sua segurança em risco.

Ar-condicionado

Cuidar do carro no inverno envolve também zelar pelos itens que não são usados nessa estação do ano — visto que contam com elementos que podem ser danificados pela falta de uso — exemplo disso é o ar-condicionado.

É comum no inverno darmos um descanso ao ar-condicionado, não é mesmo? Só que esse tempo sem uso pode ser prejudicial ao aparelho — tendo em vista que as borrachas de vedação podem ficar ressecadas, devido à temperatura baixa, bem como ocorrer danos na tubulação.

Por isso, a dica dos especialistas é que no inverno você ligue o ar de seu carro, pelo menos, uma vez por semana durante 10 minutos. Dessa forma, o gás circulará pelos tubos e as borrachas serão lubrificadas.

Bateria

Em tempos frios a bateria é muito mais exigida pelo motor do carro, se comparada a períodos quentes. O veículo necessita de mais energia para funcionar. Sendo assim, é aconselhável ficar atento às condições que se apresentam, como o sistema de partida, os níveis de gasolina e, principalmente, os níveis de carga da bateria.

Especialistas recomendam evitar que se deixe, som, luz ou outros equipamentos ligados quando o automóvel estiver com o motor desligado, visto que essas ações consomem muita bateria.

Motor de Arranque

O motor de arranque é muito mais exigido no inverno e só vai pegar em dias mais frios se estiver funcionando perfeitamente. Por isso, deve receber uma boa manutenção para se preparar para a estação. De nada adianta estar com a bateria funcionando perfeitamente, se o motor de arranque estiver com problemas — ele necessita também de muita atenção.

Afogador

Se o seu carro é carburado, o afogador é muito requisitado em tempos frios no momento da partida. Por isso, uma boa manutenção tanto no afogador quanto no carburador são boas medidas preventivas para que não ocorram imprevistos.

Motor

Se o seu carro funciona por injeção eletrônica, não há a necessidade de ligar o veículo para aquecer o motor minutos antes de sair com ele — é só dar a partida. Com as novas tecnologias, há mais eficiência da bomba de óleo e de gasolina, melhorando bastante o desempenho.

Com carros carburados a história é diferente, existe a necessidade de aquecer o motor, minutos antes, para que o veículo funcione sem problemas.

E você, gostou deste post sobre como cuidar do carro no inverno? Gostaria de ficar por dentro de outros assuntos interessantes como este? Siga, então, nossa página no Facebook e receba todas as nossas atualizações!

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment