Vai pegar a estrada? 5 dicas para uma viagem tranquila

Existe programa melhor para fazer com a família ou com amigos do que uma viagem? Mas como todo prazer necessita de alguma concessão, viajar de carro é algo que precisa da difícil tarefa de dirigir, às vezes, por longas distâncias. Além disso, para pegar a estrada, é preciso tomar algumas precauções com a organização do passeio e com as condições do seu carro.

E é por isso que o nosso post de hoje traz algumas dicas para uma viagem tranquila, para que você possa pensar apenas em seus momentos de prazer e de diversão durante suas horas de folga. Confira!


 

1. Faça a manutenção do seu carro

A primeira das dicas para uma viagem tranquila é pegar a estrada sabendo que a possibilidade do seu carro te deixar na mão é quase nula.

Isso só é possível se você tomar o cuidado de levar o seu veículo a um mecânico de confiança, para que ele possa verificar as condições dos pneus, da parte mecânica em geral, do nível do óleo, da integridade da bateria e dos demais itens de segurança, de forma a certificar que o seu carro possua plenas condições de trafegar em longas distâncias.

2. Deixe a documentação em dia

Uma questão que pode simplesmente acabar com a sua viagem no meio do caminho é a sua documentação e a do seu automóvel. Antes de viajar, tenha certeza que os impostos do veículo estão em dia, assim como a sua habilitação.

Muitas vezes, nos esquecemos de estar em dia com o DETRAN e acabamos com esta surpresa ao sermos parados em uma operação de rotina ou em uma barreira policial.

3. Esteja descansado

Não há nada pior do que passar horas dirigindo com incômodos provocados pelo cansaço ou pelo sono. Isso, inclusive, pode influenciar na sua segurança e, também, na dos ocupantes do carro.

Quando você não está com 100% da atenção na estrada, seus reflexos podem estar seriamente comprometidos, atrapalhando manobras bruscas. Dessa forma, durma bem e se alimente bem — mas sem exageros — antes de pegar o carro para viajar.

4. Faça paradas durante o trajeto

Apesar de pegar a estrada descansado, uma das principais dicas para uma viagem tranquila é realizar paradas caso o trajeto seja muito longo.

Isso é necessário em função do desgaste excessivo que a função de dirigir exerce sobre o motorista, tanto mentalmente, em função da concentração necessária, quanto fisicamente, na questão postural.

Isso também ajuda a diminuir o estresse das crianças, caso estejam presentes, já que os pequenos costumam ser mais impacientes para viagens do que os adultos. E esse incômodo pode incomodar bastante todos os ocupantes do carro.

5. Conte com um bom GPS

Normalmente, viajamos para locais desconhecidos e este espírito desbravador, muitas vezes, nos leva a ficarmos perdidos. Atualmente, os smartphones contam com mapas muito bons que podem nem precisar de uma conexão à internet. Só tome cuidado para não se desconcentrar da estrada ao verificar os mapas.

Uma boa dica nesse sentido é pedir a ajuda para o carona, que pode servir como um verdadeiro copiloto nessas horas.

Conhece mais alguma dica para tornar a viagem na estrada mais tranquila? Use o espaço para comentários e converse com a gente!


Como escolher o carro ideal
 
Para o meu estilo de vida?

#LEIAMAIS MATEL

Comentários - Deixe o seu

Comentários