Tire aqui 4 dúvidas sobre consórcio de veículos

Para várias pessoas, adquirir um carro novo é um sonho, para outras, uma necessidade. Em ambos os casos, uma boa alternativa para alcançar esse objetivo é optar pelo consórcio.

Muito difundida no Brasil, essa modalidade de pagamento é bem viável e simples. Ainda assim, há muitas dúvidas sobre consórcio de veículos. Por isso, neste post veremos o que é um consórcio, quais são os seus benefícios, entre outras dúvidas. Boa leitura!

1. O que é um consórcio e como ele funciona?

Basicamente, o consórcio existe para ajudar as pessoas a comprar bens quando elas não possuem todo o dinheiro necessário.

Ele é realizado por uma administradora de consórcio de veículos, que tem autorização para funcionar. Sendo assim, a primeira etapa é montar um grupo com as pessoas interessadas em comprar um bem de determinado valor.

Essas pessoas pagam certa quantia por mês, que é estabelecida pela empresa. Os valores somados são o suficiente para comprar no mínimo um bem por mês, que será sorteado para uma pessoa (ou mais de uma, se for o caso) pertencente ao grupo.

Dessa forma, a pessoa continua pagando até o fim do consórcio, independentemente da ordem que foi contemplada no sorteio. Ao final do processo, todos terão sido sorteados.

É importante, porém, saber que você tanto pode ser sorteado nos primeiros meses quanto nos últimos. Ou seja, se o consórcio de um apartamento tem período de duração de 8 anos, por exemplo, você pode conseguir comprá-lo em 2 anos ou, no máximo, em 8 anos.

Outra forma de conseguir a carta de crédito no consórcio é dando lances. Se o seu lance for o maior do grupo, você conseguirá comprar o seu bem mais rapidamente, visto que o contemplado será aquele que conseguir pagar o maior número de parcelas de uma só vez.

2. Como realizar o pagamento? A parcela tem juros?

O pagamento do consórcio é feito por meio de boletos gerados pela empresa que o está organizando. Portanto, basta pagá-los no caixa eletrônico ou no banco.

A parcela não possui juros acrescidos, porém, o participante do consórcio paga uma taxa administrativa para a empresa. Afinal, é preciso guardar o dinheiro dos participantes de forma segura, e ter pessoal para organizar os sorteios e grupos, o que gera despesas.

3. Quais são as vantagens de escolher um consórcio?

Diferentemente de um financiamento, o consórcio não é acrescido de juros, e não há burocracia. Como as taxas são menores e diluídas durante todo o tempo do plano escolhido, o contratante tem maior facilidade para pagar suas parcelas.

Ao escolher um consórcio, não é preciso comprovar renda, nem é necessário avalista. Além disso, é possível escolher diversas opções de créditos, parcelas e planos, de forma que o orçamento não fique comprometido pela adesão ao consórcio de veículos.

4. Existe um tempo mínimo para comprar o bem?

Por fim, não há tempo mínimo para o uso do dinheiro. No entanto, é interessante adquiri-lo o quanto antes, visto que os imóveis e automóveis sofrem reajustes que não serão inseridos no crédito do contemplado.

Então, gostou do post? Sanou todas as dúvidas sobre consórcio de veículos? Deixe-nos o seu comentário e participe!

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment