
Com o trânsito caótico das cidades, nenhum motorista está livre de se envolver em um acidente de trânsito. No entanto, é preciso estar preparado para saber agir da melhor forma possível, se algo vier a acontecer. Não basta apenas anotar as placas e sair com a impressão de que tudo ficará a cargo do seguro, pois algumas providências precisam ser tomadas.
Em meio à burocracia, você está preparado para se resguardar de possíveis dores de cabeça ao se envolver em um acidente? Você sabe o que fazer nessas horas? Se tiver vítimas, além de prestar apoio aos feridos, é preciso lembrar de outros detalhes. Se não houver feridos, será necessário anotar dados, testemunhas e outras ações.
Para estar preparado para qualquer imprevisto, confira aqui o que fazer se você se envolver em um acidente de trânsito. Acompanhe!
A burocracia do acidente de trânsito sem vítimas
Bateu o carro e não sabe o que fazer? Primeiro, confira se todos os ocupantes dos veículos envolvidos estão bem e não sofreram ferimentos. Caso todos estejam bem, passe para as burocracias.
Muitos discutem no meio da rua sobre quem estava errado e foi o causador do acidente. No entanto, isso de nada adiantará se não estiver no papel e devidamente registrado. Além disso, se os carros tiverem condições de ligar ou de serem manobrados, desobstrua a rua o mais rápido possível.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em caso de acidente, se você colocar a vida de outras pessoas em risco ou atrapalhar o trânsito após um acidente sem vítimas, você poderá ser punido com uma multa de R$ 130,14 além de perder 4 pontos na carteira.
Boletim de Ocorrência (B.O.)
Mesmo que as partes envolvidas entrem em acordo, registre o B.O. pela internet. Isso pode ser feito diretamente na página da Polícia Civil do seu Estado, caso o acidente ocorra em perímetro urbano e, no caso das estradas, direto no site da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Acione imediatamente o seguro para iniciar os procedimentos para reparos no seu veículo. Não deixe de anotar os dados dos motoristas envolvidos: da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dos documentos do veículo. Anote o telefone, nome e endereço das testemunhas da colisão para se resguardar posteriormente.
Não se esqueça do local correto do acidente, data e horário do imprevisto. Seja o mais preciso possível na hora de repassar as informações no B.O.
Cuidados em um acidente com vítimas
A primeira providência a ser tomada é acionar o serviço de emergência SAMU ou Siate da cidade. As vítimas precisam de atendimento o mais rápido possível. Sinalize também o local do acidente, para evitar novas colisões, e se proteja em local seguro.
Em caso de vítimas, é obrigatória a presença da autoridade de trânsito responsável pela via. Não saia do local até que todos os dados sobre a colisão sejam repassados para a polícia. Além disso, os condutores, sempre que possível, passarão pelo teste do bafômetro para comprovar se existe embriaguez ao volante.
Acione a seguradora para retirar o veículo da via e guinchar até uma oficina autorizada para os reparos. Depois que o veículo for levado, as vítimas forem socorridas e a polícia tiver terminado o trabalho no local do acidente, os motoristas envolvidos serão liberados com uma cópia da indicação de confecção do B.O. No prazo estabelecido pela autoridade de trânsito competente, compareça no local indicado para fazer a retirada da documentação.
Mesmo com toda a situação conturbada, mantenha a calma após se envolver em um acidente de trânsito. Não se deixe levar pelas emoções e anote todos os dados da ocorrência, com a maior riqueza de detalhes possível, para evitar dores de cabeça no futuro.
E aí, gostou deste artigo sobre o que fazer se se envolver em um acidente de trânsito? Então aproveite para curtir agora mesmo a nossa página no Facebook!