Quais equipamentos valorizam o carro para revenda?

Ao pesquisar por um determinado modelo de carro nos classificados e feirões, você pode perceber que alguns exemplares são mais valorizados do que outros, sendo que a valorização não se restringe à conservação, e a presença ou ausência de um ou outro opcional influencia no preço e no retorno de interessados em seu veículo.

Acompanhe o nosso artigo e descubra quais são os equipamentos que ajudam a valorizar o seu carro para revenda!


Ar-condicionado

Dirigir sob um sol escaldante, principalmente no verão, não é tarefa fácil em um país com clima tropical, como o Brasil. O Ar-condicionado ameniza o desconforto, esfriando o ambiente e até evitando problemas de saúde como desidratação, sendo um item cada vez mais cobiçado pelos consumidores.

Bancos de couro

Um dos poucos itens da lista que pode ser instalado em carros usados, os bancos de couro agregam conforto e estilo para o veículo, principalmente quando em bom estado de conservação, sendo que eles são mais fáceis de limpar e manter do que os bancos de tecidos, além de serem associados a veículos luxuosos, o que ajuda a valorizar ainda mais o seu carro na revenda.

Ajuste de altura e profundidade

A falta de ajuste de altura e profundidade do volante e do banco limita o público que pode vir a comprar um determinado carro. Além das diferenças de altura, as pernas e braços também tem comprimentos diferentes, o que afeta a ergonomia, prejudicando o uso do veículo no dia a dia. Assim, a presença do ajuste de altura e profundidade ajuda a valorizar ainda mais o carro para revenda.

Direção elétrica

Além dos ajustes de altura e profundidade, os consumidores também buscam conforto na hora de manobrar o carro, e por isso a direção elétrica é um item cada vez mais valorizado, não somente por sua leveza, mas também por melhorar o consumo, uma vez que, por ela contar com um motor próprio, não rouba potência do carro.

Câmbio automático

Populares nos outros países há décadas e consagrados por permitirem uma condução mais confortável, os câmbios automáticos e automatizados estão cada vez mais presentes no mercado brasileiro, a ponto de, hoje, muitos modelos já terem abolido de vez a transmissão manual, o que gera reflexos no mercado de usados, onde a transmissão automática valoriza o carro e faz com que ele venda mais rápido.

Central multimídia

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, e isso não é diferente na hora de dirigir. Uma central multimídia traz conveniência a bordo, permitindo o uso de aplicativos como o WAZE, GPS colaborativo que permite que o motorista saiba, em tempo real, as condições do trânsito adiante, evitando congestionamentos e outros problemas no trânsito.

Equipamentos de segurança

Se há 20 anos era raro um carro com cinto de 3 pontos no mercado nacional, hoje este e outros equipamentos de segurança, como airbags e controle de estabilidade, são cada vez mais essenciais e ajudam a valorizar o carro para revenda, pois quem o compra sabe que está levando um exemplar que não colocará a sua família em riscos desnecessários.

Além disso, os airbags e freios ABS passaram a ser obrigatórios desde 2014, aumentando a presença dos itens no mercado de usados e desvalorizando os carros sem esses equipamentos.

Sensor de estacionamento

Desde as aulas práticas da autoescola, as balizas são um pesadelo para muitos motoristas, que encontram dificuldades na hora de estacionar, sem ter noção adequada da distância ou não conseguindo enxergar os obstáculos, como as guias das calçadas.

Para amenizar isso, muitos carros podem ser equipados com sensor de estacionamento, tanto sonoro quanto visual, facilitando a tarefa de estacionar e minimizando o risco de rodas raladas e pequenas batidas. Assim, com a tecnologia se tornando aliada da baliza, um carro sem sensor de estacionamento tende a se desvalorizar na hora da revenda.


Como você viu, cada vez mais os itens de conforto e segurança ajudam a valorizar o carro para revenda, ajudando a fechar negócio rapidamente quando você pensar em vender o seu carro nos classificados e feirões.

E, agora que você já viu quais opcionais são indispensáveis no seu carro, confira as nossas 6 dicas para conservar e valorizar ainda mais o seu veículo!

Comentários - Deixe o seu

Comentários