Por que fazer vistoria e laudo antes de comprar um carro usado?

Antes de comprar um carro seminovo ou usado, o comprador não tem qualquer garantia da procedência desse veículo. Mesmo que tenha ótima aparência, nível de óleo correto, bons pneus e funcionamento suave, sem fumaça aparente quando ligado, há muitos elementos em jogo quando se fala na qualidade de um veículo que já teve muitos donos.

Quando não é feita vistoria ou qualquer tipo de laudo de qualidade, o novo comprador só descobre problemas quando vai fazer o seguro ou na hora de revender o veículo. Ou seja, compra um carro usado no escuro. Mesmo nas lojas e concessionárias que oferecem a garantia de três meses para defeitos no motor e câmbio, existe a chance de comprar gato por lebre.

A vistoria cautelar é como um levantamento completo da vida daquele veículo. Com os dados do Renavam e a placa, os dados são cruzados na Secretaria da Fazenda, Detran, e até nas seguradoras e junto às Autoridades Policiais que cruzam suas informações e oferecem um raio-x do veículo.

O resultado é um documento, homologado pelo Detran, que mostra se o veículo já teve passagem por leilão, se já teve boletim de ocorrência relativo a algum acidente de trânsito, se já foi sinistrado (batido), quantos donos já teve, e a quilometragem estimada para o tempo de fabricação.

Alguns laudos são ainda mais completos mas vale a pena o investimento: eles verificam o estado mecânico, se as peças do veículo são originais, o estado geral do carro, e trazem informações cruzadas com redes de concessionários se ele de fato passou pelas revisões previstas no seu manual de garantia.

Diferente dos laudos de transferência, que apenas verificam a autenticidade do veículo e se ele está devidamente registrado nos órgãos de trânsito, o laudo cautelar é o mais indicado para quem quer comprar um veículo usado com segurança. Ao solicitar esse serviço, o comprador tem a segurança de fazer uma boa compra.

– Serviço

DEKRA Motores

Por quê a vistoria de transferência DEKRA?
Para atender as exigências da legislação em vigor sempre que precisar comprar ou vender um veículo é necessário realizar o DEKRA Motores. Garante a legalidade do veículo, sua autenticidade e legitimidade.

Quais os itens verificados:

São itens básicos e importantes que garantem a legalização para a documentação, como:

– Nº DO CHASSI
– RENAVAM
– QUILOMETRAGEM
– DADOS DO ATUAL PROPRIETÁRIO

DEKRA Garantido

– Confiança na hora de comprar e vender
– Transparência em todo o processo
– Credibilidade
– Garantia
– Segurança

Como funciona?

São coletados e analisados mais de 105 itens verificando eventuais alterações de características de padrões da montadora e comparadas com até 40 informações.

Quais itens são avaliados?

– Chassi

– Motor

– Colunas

– Pintura

– Estruturas

– Multas

– Ofertas em leilão

– Pendências administrativas

– Histórico de Km

– Histórico de acidentes

– Histórico de roubo e furto

– Licenciamento

DEKRA Security

Deixe seu usado “novo” de novo.

DEKRA Security auxilia lojas, concessionárias e também pessoa física, realizar uma compra mais segura e lucrativa.

Quais itens são garantidos?

– Sistema de refrigeração
– Sistema de direção
– Motor
– Câmbio / Aut.
– Alimentação e Injeção
– Sistema de Climatização
– Circuito eletrônico
– Transmissão
– Diferencial
– Sistema de freio

Benefícios

– Guincho 24 horas
– Assistência 24 hs em todo Brasil
– Sem limite de frequência de sinistros
– Sem pagamento de franquias

Checkauto

Consulte o histórico do seu veículo pela placa

Dados do veículos

Informações Estaduais
O sistema informa o registro do veículo na base de dados do DETRAN, com as descrições e características cadastradas pela montadora.

Informações Nacionais (Informação opcional)
O sistema informa o registro do veículo na base de dados nacional vindos do DENATRAN, também conhecida como BIN.

Decodificador de Chassi – (Exclusivo)
Permite traduzir a numeração do chassi do veículo (VIN – Vehicle Identification Number), de acordo com a metodologia adotada pelos fabricantes. O principal benefício da decodificação é alertar para eventual suspeita de adulteração do chassi, através de sua validação e o fornecimento de dados para confrontação entre as características físicas e visuais do veículo e as informações fornecidas pelo Decodificador de Chassi.

Restrições e Impedimentos

Informações Estaduais

Informações restritivas da base estadual do DETRAN, trazendo informações importantes que podem afetar a negociação do veículo.

Informações Nacionais

Informações restritivas da base nacional do DENATRAN, trazendo informações importantes que podem afetar a negociação do veículo.

Alertas

Débitos Estaduais

Informações de débitos existentes vindos do DETRAN são eles: IPVA, Seguro DPVAT, Licenciamento e Multas.

Documentos Extraviados – CRLV

Existem milhares de documentos de porte obrigatório, (antigo DUT e atual CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), extraviados e roubados. Esses documentos verdadeiros são utilizados por quadrilhas e fraudadores para legalizar um veículo irregular. O registro dos CRLV’s roubados ou extraviados, só é possível para os documentos com numeração de controle, sem o qual não se tem o registro.

Duplicidade de Motor

Todo motor possui uma numeração de fábrica que identifica sua origem e em que chassi ele foi montado. Essa correspondência entre Chassi e Motor, permite verificar eventual e suposto indício de adulteração. O sistema Checkauto verifica se o número do motor, identificado no campo Registro do Veículo de seu extrato, possui registro em outras numerações de chassi de veículos que já tenham sido inspecionados e vistoriados por empresas especializadas.

Acidentes

Verificamos a existência de algum registro de Indenização Integral Irrecuperável, ou seja, acidentes de grande monta. IMPORTANTE: não é consultada nesta informação a existência de pequenos e médios acidentes, ralados, riscos ou qualquer outro tipo de sinistro além do informado anteriormente.

Histórico de Roubo – Base Checkauto

O sistema busca nas bases de dados interna se existe algum registro de Roubo e Furto para o veiculo consultado.

Histórico de KM – (Exclusivo)

Essas informações são consultadas em base de dados a partir de informações fornecidas por parceiros da Checkauto, tem como finalidade apoiar na confrontação atual do hodômetro, possibilitando, através de aproximação, saber se houve alguma alteração de quilometragem do veículo.

Oferta em Leilão

Verificamos a existência de algum registro de Ofertas em Leilão. Este resultado poderá vir acompanhado de fotos públicas do veículo consultado, sem que para tanto, haja qualquer custo adicional à consulta. Todavia, a CHECKAUTO não garante a disponibilização de tais fotos, que dependerá da existência ou não do registro das mesmas nos bancos de dados públicos e privados. IMPORTANTE: A informação sobre Ofertas em Leilão apenas tem como finalidade dar conhecimento ao usuário se aquele veículo consultado alguma vez foi OFERTADO em Leilão. Não implica, todavia, na informação ou confirmação de que o veículo foi VENDIDO em Leilão.

Informações de Recall

Verificamos a existência de alguma convocação de Recall publicada pelas Montadoras. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone de contato da montadora, que é informado quando houver ocorrência positiva para este item.

Registro de Roubo e Furto

O sistema busca na base de dados se para o veículo consultado já existiu registro de queixa de roubo e furto, com posterior baixa.

DPVAT (Informação opcional)

Registro do veículo no sistema de seguro DPVAT, mostrando os últimos pagamentos e datas dos mesmos.

Comentários - Deixe o seu

Comentários