Por que é importante consultar o histórico do carro antes de comprá-lo?

Na hora da compra, consultar o histórico do carro é essencial para evitar um monte de dores de cabeça e surpresas, como adquirir um veículo roubado, clonado, com dívidas ou simplesmente em péssimas condições de uso. Um automóvel com um bom passado, além de ter mais valor, é mais fácil de ser vendido quando você decidir trocá-lo.

Quer saber o que fazer na hora de comprar um seminovo? Continue a leitura e descubra!

Como consultar o histórico do carro?

Existem, basicamente, duas formas de obter o histórico de um automóvel: a primeira delas é procurar uma empresa especializada em vistoria veicular. Custando entre R$ 80,00 e R$ 300,00, é uma boa opção para evitar cair em fraudes. Nela, são verificados o número do chassi, documentação, peças trocadas, acidentes e diversos outros itens.

A segunda forma é você mesmo fazer a vistoria e obter as informações. Calma, não é tão difícil e pode ser feito! Seguindo nossas orientações você vai conseguir.

Verifique a documentação

Fique alerta quanto à documentação do veículo. Confira dados como o número do RENAVAN, modelo, cor, tipo de combustível e ano de fabricação. Em alguns casos, é possível identificar documentos falsificados através desses itens.

Peça ao vendedor os históricos de revisão do veículo, além das notas fiscais de peças que tenham sido trocadas. Quanto mais material sobre o carro você conseguir, menores são as chances de ser enganado.

Procure informações sobre roubos, multas e restrições

Com o número da placa e o código RENAVAM do carro em mãos, é possível verificar via internet, gratuitamente, se ele tem pendências financeiras como IPVA e licenciamento atrasados, além de multas.

Você também tem acesso a informações como modelo, cor, ano de fabricação e outras mais que devem ser comparadas com as gravadas no documento do veículo. Assegure-se que todas essas informações são iguais. Por fim, confira se não existe nenhuma restrição para o veículo.

Fique atento a sinais de acidentes e troca de peças

Por mais que se tente mascarar, é possível perceber quando um veículo não foi bem cuidado, sofreu acidentes ou teve peças trocadas.

Procure ver o veículo em diferentes tipos de iluminação, observando sinais de ferrugem. Se possível, procure por tonalidades diferentes na pintura durante o dia e a noite também. Algumas falhas só podem ser observadas em determinados ambientes.

Note os vãos entre para-lamas, portas, para-choques e capô. Quando são muito grandes ou pequenos demais, podem significar que o veículo sofreu um impacto. É importante sentir o cheiro do veículo e verificar o estofamento também. Odores de mofo indicam umidade e a possibilidade de que o carro tenha sofrido algum dano por enchentes.

Oxidação em partes do motor, lanternas, faróis e maçanetas também não são bons indicativos. Para isso, verifique as numerações gravadas no veículo, como o número do chassi e do motor. Dê uma volta com o carro, procure por ruídos na suspensão e direção. Use todas as marchas e veja se elas engatam corretamente.

Peças originais normalmente vêm com uma marcação do fabricante. Procure por elas, principalmente no módulo eletrônico do veículo. E mais uma dica: atente aos contatos da bateria! Se estiverem muito oxidados, provavelmente tiveram contato com água.

Confirme a quilometragem correta

Alterar a quilometragem do veículo é uma prática que, infelizmente, alguns adotam. Uma boa forma de ver se isso foi feito é observar o estado de conservação dos pneus do carro, das borrachas da suspensão e dos vidros, forro do teto, forro das portas, bancos e volante. Naturalmente, um carro com mais tempo de uso vai mostrar desgaste nesses componentes.

Por outro lado, se eles apresentarem sinais de muito desgaste e a quilometragem for pequena, desconfie!

Seja cuidadoso, não compre um veículo apenas por empolgação e nunca deixe de consultar o histórico do carro. Se você não conhece muito de automóveis, chame um amigo ou mecânico para lhe acompanhar.

E então, quer comprar um seminovo, mas ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente — podemos ajudá-lo a fazer um ótimo negócio!

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment