Passo a passo para comprar um carro usado

Se você está pensando em trocar ou adquirir seu primeiro carro, os usados são uma ótima opção.  No entanto, é preciso saber como comprar um carro que já passou por um ou mais proprietários para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Cada vez mais os brasileiros estão optando por comprar veículos usados. O principal motivo é a economia, visto que os preços dos carros zero-quilômetro têm pesado no bolso do consumidor nos últimos anos. Até as linhas populares podem apresentar preços salgados, dependendo da versão e dos itens opcionais.

A seguir apresentamos um passo a passo para que a compra do carro usado seja feita de forma segura e livre de problemas, confira:


 

Como começar

O primeiro passo nessa hora é ter em mente quanto se pretende gastar e as opções que cabem nesse orçamento. O carro deve agradar, não ser excessivamente caro e não perder muito valor de revenda.

Além disso, carros usados costumam exigir mais manutenção. Por isso é muito importante procurar saber sobre a distribuição das peças para aquele modelo na sua cidade e o custo de mão de obra.

AONDE IR

Com as opções de modelos em mente, é importante saber de quem você pretende comprar o carro usado. O modo mais barato é diretamente com o proprietário. Há também a opção de comprar na concessionária, que é menos arriscado, mas costuma apresentar preços maiores, ou em locadoras de veículos.

20150130102519130713o Você pode, ainda, comparecer a feirão de carros, que são eventos que normalmente oferecem bons preços com relação às concessionárias, e maior confiabilidade quando comparadas às vendas diretamente com o proprietário.

como comprar um carro de maneira segura?

O principal fator na hora de comprar um usado é a segurança de que você terá tranquilidade após a compra. Para isso, devemos prestar atenção a alguns fatores básicos, mas que podem ser a diferença entre um bom e mau negócio.

Não tenha medo de exigir uma análise detalhada do carro antes de fechar qualquer negócio, e nunca faça um depósito adiantado sem antes ver o veículo. Você pode pedir para o seu mecânico de confiança te acompanhar ou contratar uma empresa de vistoria.

cuidados básicos para não
ter problema no futuro

Man driving his car

Antes de fechar negócio, é importante fazer um test-drive. Se possível, escolha um trecho mais acidentado e fique atento à trepidação e a qualquer barulho. Também é importante verificar se o carro não sofreu batidas graves. Analise toda a lataria para sinais de algo errado, como uma parte com cor um pouco diferente das outras.

Por último, verifique a documentação do carro e assegure-se de que os impostos estão em dia, assim como se não há multas pendentes.

É possível economizar bastante ao se optar por um carro usado. Com alguns cuidados, a experiência pode ser muito tranquila. Anote todas essas dicas para que no dia da compra você não se esqueça de nada. E lembre-se, todos os detalhes podem te mostrar o real uso do carro e o cuidado que os donos anteriores tiveram com ele.

Se você gostou desse passo a passo de como comprar um carro usado, ou se tem alguma experiência que deseja compartilhar, não se esqueça de deixar seu comentário!


VEJA TAMBÉM… 

QUAIS SÃO OS CARROS POPULARES COM MELHOR CUSTO BENEFÍCIO DO MERCADO?

Estas e outras dicas você confere em www.matel.com.br
Sempre ajudando você a fazer o melhor negócio com as melhores dicas!

Comentários - Deixe o seu

Comentários