Moto ou carro: o que levar consideração ao escolher?

Se você tem a carteira de habilitação nas duas categorias, tomar a decisão entre moto ou carro pode ser complicado. Os dois veículos têm objetivos diferentes, o que deve ser avaliado antes de realizar o investimento. Enquanto o automóvel oferece mais segurança, as duas rodas diminuem o tempo perdido no trânsito.

Neste post, você verá algumas dicas para escolher entre esses dois tipos de veículos, também destacamos as principais características de cada um para ajudar na sua escolha. Confira!

Saiba que moto ou carro podem ser bons investimentos

Antes de escolher um dos dois veículos para comprar, é importante lembrar que ambos são bons investimentos, dependendo da necessidade de cada pessoa. Uma das grandes diferenças é o preço, que tende a ser menor nas motocicletas. Porém, em caso de viagens, o carro é a opção mais indicada.

Vale destacar que há a possibilidade de adquirir os dois veículos. Não são raros os casos de pessoas que utilizam a motocicleta durante a semana para agilizar a ida ao trabalho, mas mantém o carro na garagem para passear com a família no final de semana.

Analise o seu estilo de vida

Um dos principais objetivos na hora de comprar um veículo é a possibilidade de se deslocar sem usar o transporte público. Porém, para quem mora em grandes centros, o carro pode ser uma opção ruim, devido ao trânsito. Nesse caso, a motocicleta é uma aliada para chegar mais rápido ao destino.

Já em uma família maior, o carro fornece uma estrutura melhor para longos deslocamentos ou viagens. A comodidade de carregar até cinco passageiros em modelos comuns, além do bagageiro, é um ponto a favor. Portanto, analise seu estilo de vida e escolha a opção que mais trará benefícios.

Confira algumas dicas para tomar a sua decisão

Segurança

Qualquer acidente pode resultar em ferimentos. Porém, a chance de isso ocorrer em uma queda de moto é maior. No carro, dispositivos de segurança, como o cinto e o airbag, protegem o motorista. Já nas duas rodas, o capacete evita lesões na cabeça, mas os machucados e arranhões são mais frequentes.

Rapidez

Em cidades movimentadas, o trânsito é um inimigo comum. Nesse caso, a única maneira de evitá-lo é andar de moto. O seu tamanho reduzido diminui o tempo de deslocamento nos centros, além de facilitar a procura por uma vaga de estacionamento.

Tamanho da família

A quantidade de passageiros deve ser levada em conta antes de adquirir o veículo. Um casal com filhos, por exemplo, não consegue transportar todos na moto, o que praticamente obriga a escolha pelo carro. Por outro lado, famílias com um número menor de pessoas podem se deslocar por duas rodas com mais facilidade.

Preço do combustível

O valor da gasolina ou etanol é o mesmo independentemente do veículo, mas o consumo de uma motocicleta é menor. Nas menos potentes, a autonomia pode chegar a 50 km por litro de gasolina. Um carro considerado econômico roda 16 km com a mesma quantidade.

Conforto

Em um dia chuvoso, o automóvel garante a proteção contra a água e uma estabilidade maior para evitar acidentes, enquanto que a moto se torna mais suscetível a derrapagens e quedas. Já em dias ensolarados, o ar-condicionado é um item indispensável que o carro pode oferecer, além de o banco ser mais confortável.

Manutenção

Da mesma forma que o preço de um carro é mais elevado, a sua manutenção também segue a mesma lógica. Além de o seguro e dos impostos serem mais caros, as peças ficam com preços mais salgados em caso de problemas técnicos. No geral, a moto é uma opção melhor para quem tem um orçamento mais enxuto.

Avaliar as suas necessidades deve ser o principal fator na hora de optar por moto ou carro. A aquisição de um veículo traz mais facilidades para o dia a dia, além de garantir um conforto maior. Basta saber qual se adapta melhor ao seu estilo e procurar boas oportunidades de compra para realizar um bom investimento.

Gostou das informações do texto? Siga o Facebook e o Instagram do Feirão Auto Show para encontrar as melhores oportunidades de compra do seu veículo!

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment