Laudo, vistoria veicular e vistoria ECV: entenda as diferenças

Na hora de adquirir um veículo você se vê em meio a um monte de nomes e definições desconhecidas? Calma, você não está sozinho! Na luta para deixar seu veículo legalizado para pegar as ruas e estradas país afora, é comum os motoristas se depararem com a burocracia e as dúvidas são frequentes!

Laudo, Vistoria Veicular, Vistoria ECV… Ufa! Se você quer sanar suas dúvidas sobre estes temas, saiba que está no lugar certo! A Matel vai te explicar algumas destas definições, que vão te ajudar na hora de trocar ou comprar seu veículo. Confira!


Definição e objetivos

Vistoria Veicular

Serviço feito em carros para verificar as condições de conservação e manutenção do veículo. Esta ação impede que automóveis que estejam fora do padrão ou sem condições de rodagem continuem nas ruas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) esta vistoria deve ser feita na esfera estadual ou por empresas credenciadas – você já vai descobrir que empresas são essas.

 

E agora: seguro ou rastreador automotivo? – #LeiaMais

E atenção! Existe uma diferença entre vistoria e inspeção! No primeiro, um profissional avalia o carro visualmente, sem usar equipamentos de testes avançados e elaborados. Na segunda opção, a inspeção é feita por meio da rodagem do veículo e com o uso de equipamentos tecnológicos.

Laudo

O Laudo, segundo o dicionário, é um termo que contém um parecer técnico. Ou seja, neste caso, é um tipo de vistoria que mostra e atesta o que foi analisado e avaliado durante o serviço.

Transferência de veículo: como fazer sozinho? – #LeiaMais

Vistoria ECV

Lembra que falamos ali em cima sobre empresas credenciadas que realizam vistorias? Pois é! Essas são as ECVs – Empresas Credenciadas em Vistorias de Veículos. Elas devem ser regulamentadas juntas ao Denatran – Departamento Nacional de Trânsito.

Preparar-o-Carro-Para-a-Inspecao-Veicular-6

O que é analisado

Depois de entender um pouco mais sobre estes termos, é hora de saber o que será analisado no veículo quando você procura determinado serviço.

  • O profissional que faz a Vistoria Veicular deve verificar vários itens como a buzina, a condição do triângulo, a validade do extintor de incêndio, o estado dos pneus, freios e freio de mão, entre outros. Também é avaliada se a placa está nos conformes da Lei – lacre sem violação e sem tinta ou dano que atrapalhe qualquer tipo de observação.
  • A vistoria feita pelas Empresas Credenciadas de Veículos atendem os mesmos critérios e normas feitas na Vistoria Veicular. Porém, a coleta dos números do motor e do chassi é feita por meio ótico, não utilizando o tradicional “papel e lápis” para verificar estes números. Somente as ECVs fazem esse serviço.
  • Ratificando: o laudo é o documento que atestará essas análises.

4 dicas para fazer transferência de carro – #LeiaMais

As diferenças

A principal diferença é a leitura óptica realizada pelas ECVs, conforme dito no item anterior. Em alguns estados – como Goiás – o serviço já foi totalmente terceirizado. Sendo assim, já não é mais uma obrigação da estatal e apenas as ECVs realizam as vistorias.

7 itens indispensáveis para avaliar carros usados – #LeiaMais

Links com as empresas credenciadas podem ser encontradas nos Departamentos de Trânsito – o Detran – dos seus respectivos estados.

Obter todos os documentos necessários para ficar com o seu veículo em condições legais de rodagem pode trazer um pouquinho de dor de cabeça e nós esperamos ter te ajudado a tornar esta tarefa mais leve e fácil.

Gostou do nosso artigo sobre Laudo, Vistoria Veicular e Vistoria ECV?
Então confira mais dicas sobre a transferência do seu veículo!


LEIA TAMBÉM…

seguro-transferencia-e14526927235524 dicas para fazer transferência de carro:
Comprar um carro, novo ou usado, significa a realização pessoal de muitas pessoas. Afinal, é preciso batalhar muito para conquistar esse bem tão sonhado. E quem opta por comprar um veículo seminovo precisa tomar alguns cuidados — como a transferência do carro para o seu nome. #LeiaMais

Comentários - Deixe o seu

Comentários