Para aficionados da GM: conheça a história da Chevrolet no Brasil
Alguns fabricantes de veículos conseguem atrair e manter uma legião de fãs, sejam pelos modelos icônicos ou pela constante pesquisa para melhorar seus produtos e serviços. A Chevrolet certamente se encaixa nessa descrição. Preparamos um artigo para aficionados, contado a história da Chevrolet no Brasil. Falaremos sobre o começo, modelos clássicos, o processo de nacionalização e muito mais. Quer saber sobre tudo isso? Continue a leitura e descubra agora mesmo. A história da Chevrolet Louis Chevrolet (1878-1941) foi um notável engenheiro mecânico e famoso piloto norte-americano, apaixonado por velocidade, que em 1905, estabeleceu o recorde em terra com 179 km/h (111 mph). Já William Durant (1861-1947) foi um visionário comerciante que fundou a GM Motors nos EUA em 1908. O caminho de ambos começa a se cruzar quando Durant contrata Louis para corridas promocionais para a sua nova marca. Porém, em 1910, ele foi forçado a sair da empresa que fundara dois anos antes. Sua decisão? Juntar-se à Chevrolet e outros parceiros para criar um carro novo. O resultado foi o Série C Six Clássico, também conhecido como Tipo C. A história da Chevrolet Motor Company começa um ano depois, levando o nome do famoso piloto. Ela contou com um modelo que, mesmo custando muito para os padrões da época (50 mil dólares em preços atuais), conquistou o público pela qualidade e conforto. Seis anos depois, em 1917, Durant consegue dinheiro suficiente para comprar o controle da GM de volta, colocando a Chevrolet como uma divisão da empresa. Fiel às suas raízes de corrida, a marca ainda mantém uma forte linha de modelos esportivos, contado com verdadeiros clássicos, como o Camaro e o Corvette. Chegada no Brasil No ano de 1920, o Brasil estava em pleno crescimento e cheio de interesse em novidades, a partir do dinheiro obtido pela internacionalização do café nacional. Depois de conquistar a Europa, aportaram no Brasil e na Argentina em 1925, sob nome de Companhia Geral de Motores do Brasil. Oito meses após a sua fundação, a Chevrolet apresentou o primeiro veículo e nunca mais parou a linha de montagem. Com 150 agentes vendedores espalhados pelo território nacional, chegaram — em apenas dois anos — a 25 mil unidades produzidas. Com o crash da Bolsa de 1929 nos EUA, todo esse progresso parecia estar perdido. As vendas despencaram e muitos empregados perderam seus postos. A Revolução Constitucionalista de 1932 chegou, e parecia que contribuiria com o fim da história da Chevrolet no Brasil. Mas o governo de São Paulo — onde ficava a montadora — interveio, comprando todo o estoque de veículos da empresa. Ela também passou a fazer a manutenção e adaptação de veículos civis para o uso militar — esse período deu início à nacionalização da Chevrolet. Passando a entender as demandas de mercado, a montadora começou a investir em ônibus e caminhões, além da produção de seus Oldsmobiles, Buicks e Cadillacs. Mesmo com as dificuldades durante a Segunda Guerra, a história da Chevrolet continuou em crescimento através dos anos. Nos dias atuais, com mais de 90 anos no país e mais de meio milhão de veículos vendidos, ela se destaca com três Complexos Industriais em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Em […]
A incrível história do icônico Ford Mustang
No início da década de 1960, os consumidores começavam a buscar por automóveis que fossem mais simples, menores e baratos. Ao mesmo tempo, eles queriam um motor potente e um toque de esportividade. A Ford assistia a essa movimentação sem participar dela, pois não tinha um modelo com essas características. A Chevrolet, em contrapartida, comemorava o sucesso do Corvette. Henry Ford II, neto de Henry Ford, solicitou ao presidente da divisão Ford que fosse desenvolvido um automóvel com as características que os consumidores desejavam na época. O resultado foi o icônico Ford Mustang, que ganhou esse nome por John Najjar graças a uma homenagem ao avião de caça da 2ª Guerra Mundial P-51 Mustang, pilotado por ele. Conheça agora a incrível história do icônico Ford Mustang! O surgimento do Mustang Desenhado por Joe Oros, o Mustang nasceu com design futurista em uma carroceria de alumínio. Chegou compacto, com 3,91 metros de comprimento e 2,28 metros entre os eixos. • História do Opala no Brasil – #LeiaMais Entre os detalhes visuais, destacavam-se o enorme capô, as tomadas laterais de ar e os escapamentos que saíam da lataria. A grande estreia foi no Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, realizado em Watkins Glen, no ano de 1962, que causou uma enorme repercussão. Os diferenciais do Mustang O Mustang é icônico exatamente pelo fato de apresentar, desde o seu surgimento, uma série de novidades que estavam à frente do seu tempo. Incomum na época, o Mustang já chegou com suspensão independente nas quatro rodas. O motor possuía quatro cilindros e entregava uma potência de 90 cv. Os jovens e os entusiastas por alto desempenho ganharam um automóvel que chegou ao mercado com muitas opções de motores e acessórios para personalizá-lo. • A fascinante história do Ford Maverick – #LeiaMais O lançamento para o público em geral O ano era 1964. Com a apresentação do Mustang há dois anos, esperava-se que naquele Salão do Automóvel de Nova Iorque a Ford apresentasse o modelo definitivo do Mustang. No dia 17 de abril de 1964, a Ford fazia o lançamento oficial do Mustang, deixando o Plymouth Barracuda, precursor da carroceria fastback e lançado havia duas semanas, completamente obsoleto. O público se deparou com um modelo jamais visto, pouco ou nada comparado aos carros da época. Com design clean e sem excesso de cromados, apresentava linhas harmônicas e possuía dois modelos: cupê e conversível. A lateral ganhou os vincos que lhe proporcionaram uma pegada esportiva. • Ford Galaxie e Landau – Saiba tudo! – #LeiaMais A linha do tempo dessa história de sucesso Confira agora os principais fatos que marcaram a história do Mustang: 1964 – A primeira dona de um Mustang Quem comprou o primeiro Mustang foi uma mulher, Gail Wise. Ela tinha 22 anos, na época, e queria trocar de carro. Um vendedor mostrou um Mustang dois dias antes do lançamento oficial e ela, apaixonada pelo novo carro, decidiu comprar. 1965 – Lançamento do Shelby GT350 Marcando o início da parceria da Ford com o ex-piloto Carrol Shelby, o Shelby chegou com um motor V8 de 4.7 litros que entregava ao conjunto uma potência de até 306 cv. 1974 […]