Entenda o funcionamento da tabela Fipe

Você sabe o que é a tabela Fipe e como utilizá-la para comprar, vender, ou determinar um valor para o seu veículo usado? Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é, atualmente, o principal indicador de valores de veículos. O uso desta tabela é de extremo valor na hora de comprar, vender, ou mesmo contratar um seguro e, diante disso, é fundamental que você saiba como utilizá-la e para que ela serve.

Neste artigo, daremos algumas informações a respeito desta ferramenta tão presente no dia a dia de quem negocia veículos ou trabalha com seguros e também de quem busca ficar por dentro dos valores dos carros em geral. Continue acompanhando e confira:


 

Em quais situações ela é usada?

Destacamos que a tabela Fipe é a referência para a compra e venda de veículos em todo o território brasileiro e é o instrumento de consulta de concessionárias e corretores. Os indicadores das cotações realizadas são divulgados de forma oficial, uma vez a cada início de mês. A tabela serve tanto para demonstrar o valor de cotação de veículos novos e usados, quanto para calcular o IPVA e o valor a ser desembolsado ao fazer o seguro do seu carro.

Resumindo, a tabela Fipe é o principal termômetro financeiro para quem deseja comprar um automóvel ou anunciar o seu usado, tornando mais fácil definir se um veículo está acima ou abaixo do valor de mercado.

Como funciona a ferramenta?

A consulta é feita atualmente no site da fundação. Basta clicar no menu “índices e indicadores”, e depois no botão “preço médio de veículos”. Após isso, é só escolher o tipo de veículo, informando o período de referência (por exemplo, maio de 2015). Nos outros campos, você preenche o nome do fabricante, o modelo do veículo e o ano.

Desta forma, cada carro, caminhão ou motocicleta comercializados no Brasil terão a cotação de seus valores informados para o mês corrente, ou outro que você desejar consultar. É necessário lembrar que o ano do veículo é o que consta no documento e os valores exibidos estão em reais.

Como as seguradoras utilizam a tabela Fipe?

Como dito antes, todas as seguradoras estipulam os valores a serem cobrados pelo seguro veicular de acordo com os índices da tabela Fipe. Nas situações em que é necessário que a seguradora indenize o cliente, será verificado o valor do indicador do mês relativo ao sinistro ocorrido.

Devo me basear apenas
na tabela Fipe na hora de negociar?

Apesar de a tabela servir de padrão para as negociações de compra e venda de automotores, os valores de bens resultam de especulações e, principalmente, das condições desses bens. Naturalmente, é sempre bom pesquisar e ir além do que a tabela diz para avaliar se o valor do veículo no mercado realmente condiz com o que você está negociando.

E você, já precisou utilizar a tabela Fipe alguma vez? Se lembrou de algum outro detalhe importante sobre ela e sua utilização que não abordamos nesse texto? Não deixe de compartilhar com a gente através do espaço de comentários e continuar de olho no nosso blog!


Está vendendo o seu veículo?
autoshow vectorAnuncie agora mesmo no Auto show
e acelere as chances de vender!
BOTAO

Comentários - Deixe o seu

Comentários