
Você trabalhou e lutou muito e finalmente realizou o sonho de adquirir o seu carro próprio. Após o momento de euforia, mais uma certeza surge em sua mente: nos dias atuais, não dá para deixar esses verdadeiro patrimônio desprotegido.
Aí, surgem as dúvidas: qual a melhor maneira de proteger seu veículo? O tradicional seguro veicular ou o rastreador automotivo? Se a sua indagação também é essa, confira o nosso artigo com as principais características de cada um deles e veja o que se adéqua melhor às suas necessidades e ao seu bolso!
Seguro Veicular
O que é
O seguro é um serviço feito para indenizar o motorista em caso de acidentes, roubos ou furtos, conhecidos pelas seguradoras de veículos como sinistro. É necessário saber todos os detalhes do contrato adquirido, como valores de franquias e indenizações e ter na ponta da língua todas as informações sobre o serviço.
Como funciona
Basicamente, você adquire o serviço, paga um valor e pronto, está segurado por alguma empresa. Reforçando: para não ficar na mão, saiba tudo o que está no pacote do contrato e os valores que serão despendidos e recebidos em caso de sinistro.
• Laudo, vistoria veicular e vistoria ECV: entenda as diferenças – #LeiaMais
Pontos positivos e negativos
Como pontos positivos: maior segurança contra desastres naturais, acidentes de trânsito e assistência mecânica 24 horas, além de ressarcimento do valor do veículo em caso de roubo – lembrando que é calculado o reembolso de acordo com a tabela Fipe, e não o total do carro financiado! Fique esperto!
Porém, o serviço costuma ser mais caro que o rastreamento e os valores contratados podem não ser suficientes para suprir a perda de peças ou de todo carro. Outro detalhe: se seu automóvel for roubado, a seguradora tem até 30 dias para poder “achá-lo”. Enquanto isso, você fica na mão. Ou melhor, no pé.
Custo x benefício
Serviço para quem busca uma segurança mais completa e para quem tem condição de gastar uma grana a mais.
• Transferência de veículo: como fazer sozinho? – #LeiaMais
Rastreamento Automotivo
O que é
Ferramenta que utiliza a tecnologia GPS para enviar ao proprietário a localização exata do seu veículo e até mesmo de encomendas. O pagamento pode ser feito de forma mensal e, até mesmo, sem mensalidade, dependendo do serviço escolhido.
Como funciona
Como dito, utilizando a tecnologia GPS, o proprietário do veículo pode acompanhar, em tempo real, onde está o seu veículo. O rastreamento ainda diz qual o modelo do seu carro, se o veículo está em funcionamento ou não e a velocidade em que o carro está ou estava em um determinado momento.
• 6 ações para evitar o furto e roubo de carros de uma vez por todas – #LeiaMais
Pontos positivos e negativos
Parte boa: o valor é aproximadamente 75% menor do que o investimento com o seguro e é uma ferramenta fundamental para localizar seu carro caso ele seja roubado.
Parte ruim: se você perder peças do seu carro em um furto, se o seu veículo for danificado em acidentes de trânsito ou sofrer danos advindos de desastres ambientais, ter o rastreador automotivo não vai adiantar muita coisa.
• 4 apps de segurança para carros – #LeiaMais
Custo x benefício
Ideal se você não quer ou não pode gastar muito, mas quer ter certa segurança com relação à localização do seu veículo. Extremamente útil em caso de roubo.
Depois de explicados os dois serviços, o importante é saber que um fica muito mais completo com o auxílio do outro. Portanto, se você tiver uma graninha e conseguir contratar os dois, não perca seu tempo e já feche os negócios. Afinal, manter o seu carro é tão importante quanto comprá-lo, não é mesmo?
Gostou das nossas explicações sobre o seguro veicular e o rastreador automotivo? Já passou por alguma dor de cabeça por que escolheu apenas um dos serviços?
Conte suas experiências para a gente nos comentários!