Cuidados com o carro: dicas para cuidar do seu carro até a hora de vendê-lo

O carro é um dos bens de consumo mais valiosos que cada um pode ter. Ele auxilia na locomoção, trazendo praticidade e conforto. Contudo, é sabido que assim que o carro sai da concessionária ele já está valendo bem menos. A desvalorização continua até o momento da venda, podendo influenciar muito na precificação final. Mas existem alguns cuidados com o carro que vão fazer com que este desvalorize bem menos.

E mais: além do preço de venda, cuidar do seu carro vai refletir muito no seu conforto, na sua segurança e na sua saúde financeira. Conheça alguns cuidados essenciais:

Top 5 cuidados com o carro para mantê-lo sempre novinho

1. Não adie os serviços de funilaria e pintura

É bastante comum ver carros circulando por aí com pequenos amassados e arranhões adquiridos, muito provavelmente, em pilastras e carros vizinhos numa vaga muito apertada, por exemplo.

Muitos motoristas deixam que essas marcas se acumulem para só então procurarem um serviço de funilaria e pintura. Isto é uma prática errada pois ferrugem pode tomar conta do local, piorando muito o aspecto do carro. E os barbeiros de plantão podem se surpreender ao perceberem que o carro inteiro precisará ser pintado.

2. Conheça bem o serviço do seu lava-rápido

Parece bobeira, mas saber o que os funcionários do seu lava-rápido de confiança fazem é bastante importante. Isto porque a maioria deles não costuma receber um treinamento e acaba executando a lavagem em ordem errada.

O correto é sempre lavar o carro na sombra, começando pelo teto. Se a lavagem é iniciada pela parte inferior, a bucha pode acumular terra e outras impurezas que podem riscar a lataria do seu veículo posteriormente,

3. Tome cuidado ao estacionar embaixo de árvores

Apesar da sombra que elas oferecem, ao estacionar abaixo de uma árvore, seu veiculo estará sujeito a queda de frutos, flores e fezes de pássaro.

Uma dica interessante para sair deste problema é levar sempre com você, no seu porta-luvas, uma solução com água e xampu para carro e um pano macio. Assim, quando você se deparar com fezes de pássaros, limpe imediatamente, pois elas costumam manchar a pintura por serem bastante corrosivas.

4. Verifique sempre o estado e a calibração dos seus pneus

Os pneus do seu carro nunca podem estar irregularmente desgastados. Para isso, eles devem estar corretamente calibrados, de acordo com as recomendações do fabricante.

A calibração dos pneus deve ser feita, no mínimo, quinzenalmente e, além dela, alguns outros cuidados com este item tão importante devem ser tomados, tais como rodízio, balanceamento e alinhamento da suspensão.

Este é um cuidado com o carro que além de valorizá-lo por mais tempo garante a segurança do motorista e passageiros além de um desgaste prematuro de peças, o que reflete no bolso do proprietário.

5. Fique atento a troca de óleo

O óleo do motor é um componente essencial para o bom funcionamento do seu carro. Ele é responsável por lubrificar as peças do motor, assim como auxiliar na dissipação de calor do mesmo, evitando que as peças se fundam.

O motorista deve estar sempre atento à data e/ou quilometragem para a troca de óleo. Eventualmente, é importante checar o nível de óleo, tal como a sua cor e consistência. Óleos que apresentam uma coloração escura estão sujos e podem ser bastante prejudiciais no rendimento do seu veículo.

Viu só? Alguns cuidados com o carro são bastante simples e fazem toda a diferença. Você toma alguns desses cuidados com o seu carro? O que mais você faz para mantê-lo sempre com aspecto de novo e valorizá-lo na hora da venda? Conta para a gente nos comentários!

Comentários - Deixe o seu

Comentários