
Você é daqueles motoristas que acompanha as tendências de mercado? Então, já deve ter ouvido falar de mitos e verdades sobre carros elétricos, não é mesmo? Nessas horas, é importante entender e buscar as respostas sobre o que existe de verídico nessas informações!
A falta de popularidade desse tipo de veículo entre os motoristas brasileiros se deve ao custo do automóvel não ao fato de que ele é uma bomba-relógio. Quer entender mais sobre os veículos do futuro, que vão aliviar a carga sobre o meio ambiente? Está no post certo: confira, a seguir, mitos e verdades sobre os carros elétricos!
Mitos dos carros elétricos
São chatos de dirigir
Muitos motoristas são amantes do ronco de motores como os V8 a combustão. Por isso, dizem que os veículos elétricos são chatos, já que não fazem barulho. Em contrapartida, ao pisar no acelerador e obter potência e torque, esse mito é rapidamente superado: embora não façam o tradicional barulho do motor, são mais potentes que os concorrentes!
Há risco de explosão da bateria
A bateria do carro não se assemelha às de notebooks ou celulares nem explodem como já aconteceu com as desses equipamentos. Além disso, elas foram projetadas para ter autonomia sobre a entrada e a saída de carga: a tecnologia utilizada permite que toda a energia seja mensurada e controlada.
A bateria vicia com o uso
A bateria de um carro elétrico dura, em média, 10 anos. O motorista tem autonomia de até 200Km com uma carga completa, de acordo com a marca e o modelo. Em geral, essa quilometragem é suficiente para que o carro circule durante um dia — a recarga pode, então, ocorrer à noite.
Outro fator importante é que a bateria pode ser carregada em qualquer nível de carga. Ou seja, não há a possibilidade de que ela fique viciada se não estiver totalmente descarregada no momento do abastecimento.
Verdades sobre os carros elétricos
Tem manutenção simples
O motor elétrico não precisa de óleo nem de fluidos para funcionar. Além disso, tem poucas peças móveis que necessitam de trocas. É preciso, entretanto, seguir à risca o programa de manutenção preventiva indicado pela montadora e fazer a verificação periódica do sistema de freios.
Há poucos postos de recarga
Antes de adquirir um veículo elétrico, vale verificar se há postos de recarga de energia na sua cidade. As montadoras vêm instalando unidades em locais estratégicos para incentivar as vendas, mas a quantidade ainda é pequena. Já é possível encontrá-los no eixo Rio-São Paulo, no Paraná e em Fortaleza.
Falta incentivo governamental
Esse pode ser considerado o ponto-chave para que a tecnologia não seja popular no Brasil. Os carros elétricos e híbridos disponíveis no mercado estão longe do alcance da maioria dos brasileiros. Enquanto não houver políticas para que os motoristas comecem a adquiri-los, o mercado não deve ter êxito nesse tipo de venda.
Na prática, o carro elétrico não precisa de nenhum cuidado a mais do que aqueles dispensados pelos motoristas aos veículos a combustão. A grande diferença desses modelos é que não são poluentes e sua adoção deve trazer benefícios ao meio ambiente.
E então, o que achou deste post com mitos e verdades sobre carros elétricos? Compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar seus amigos a conhecerem mais sobre ele!