Conheça as 4 maiores novidades do setor automotivo em 2017

Com a variedade de modelos e novidades tecnológicas da indústria de automóveis, é enorme a expectativa para saber quais serão os grandes lançamentos de 2017. Grandes inovações como carros autônomos, redução do peso final, carros elétricos e tecnologia de controle por gestos já podem ser vistas.

Algumas dessa novidades ainda estão somente no projeto, e outras podem ser encontradas apenas em modelos de alto luxo, mas já para o ano que vem teremos modelos populares que possuem boa parte dessas inovações. Vamos listar aqui quais são algumas das grandes tendências do setor automotivo para o ano que vem.

1. Redução de peso

Essa é uma forte tendência em todo o mundo. Vários carros já têm seu peso reduzido, o que implica em uma economia que pode chegar a até 15% na produção. Hoje em dia os carros em geral têm cerca de 15% de plástico em sua composição, mas a substituição de algumas peças de aço e alumínio por esse material pode chegar até a 40%.

Em até quatro anos o plástico poderá ser usado até em partes mais quentes, como compartimentos do motor, o que deve gerar uma economia de até 50%. Além disso, quanto mais leve o carro, menos combustível ele consome.

2. Controle por gestos

Alguns modelos, como a BMW Série 07, já apresentam essa tecnologia. Ela consiste em uma tela de cerca de dez polegadas, que disponibiliza várias funções do carro, como rádio, Blu-Ray e ar condicionado. Basta colocar a mão perto da tela, escolher as funções e comandos através de simples gestos como abaixar ou virar de um lado para o outro.

A empresa alemã Continental também desenvolveu um volante com essa tecnologia, que seria como os paddles de troca de marcha, mas sem necessiade de tocar. A Google já desenvolve um carro que será controlado somente por gestos, com uso de câmeras e até um scanner.

3. Carros elétricos

Baixar os níveis de poluentes na atmosfera é uma necessidade mundial, por isso cada vez mais veremos carros elétricos e híbridos nas ruas. Antes somente carros mais luxuosos e com pouca autonomia eram disponíveis, mas já temos modelos mais populares e com autonomia de até 300 quilômetros.

Problemas como custo de produção e poucos lugares para recargas ainda precisam ser resolvidos, e a boa parte do público ainda tem resistência em adquirir um veículo elétrico. Mas, se em alguns anos chegarmos à marca de 25% de carros elétricos, já haverá uma diminuição considerável no impacto ambiental

4. Foco nos emergentes

Apesar da empolgação com o Brasil ter passado, boa parte da indústria mundial deve mirar nos mercados emergentes. A China, apesar de estar desacelerando no momento, ainda é o maior mercado mundial.

Mesmo caso da Rússia, que conta com uma grande produção nacional e de fábricas estrangeiras. A Índia, se mantiver o ritmo atual, deve se tornar o terceiro maior mercado de automóveis do mundo em dez anos.

Mostramos algumas das tendências do setor automotivo que devem se fortalecer no ano que vem, tanto em nível de tecnologia, impacto ambiental e rumos do mercado. Gostou de conhecer as novidades do setor automotivo para 2017? Então siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro do nosso conteúdo.

Comentários - Deixe o seu

Comentários