Conheça a nova tabela IPVA no ano de 2017 em São Paulo

O início do ano é uma época em que todos nós nos preparamos para muitas despesas, e a maioria delas diz respeitos à impostos. Entre os tributos, o IPVA deve ser pago por todos os proprietários de veículos.

No Estado de São Paulo, muitos motoristas devem ter notado que o valor do IPVA 2017 teve um pequeno desconto em relação ao ano passado. Você sabe por que isso aconteceu? Continue lendo este post para saber tudo sobre a tabela do IPVA 2017 São Paulo.

Saiba mais sobre o IPVA

O IPVA, ou Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, é um tributo estadual que deve ser pago anualmente. Segundo a Constituição Federal, o montante arrecadado deve ser partilhado entre estado e município de registro do veículo, sendo 50% do valor para cada órgão.

O poder público deve utilizar o dinheiro do IPVA para a construção e manutenção das vias públicas. Além disso, esse recurso também é utilizado para subsidiar as necessidades dos municípios com saúde, educação, transporte, etc.

Estão isentos do pagamento do IPVA os veículos de pessoas com deficiência física e os que foram fabricados há mais de 20 anos. Veículos utilizados exclusivamente para transporte escolar ou no transporte público também podem solicitar a isenção.

Como é calculado o IPVA

São apenas dois fatores que definem o valor do IPVA: o valor venal do veículo e a alíquota estadual.

O valor venal, que é o valor de mercado do veículo, é baseado na Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O valor de todos os modelos foram divulgados pelo governo no Diário Oficial.

A alíquota estadual define a porcentagem do valor do seu veículo que corresponde ao imposto. O Estado de São Paulo possui uma das maiores alíquotas do país, sendo:

  • 4% para veículos de passeio movidos à gasolina e bicombustíveis e picapes de cabine dupla;
  • 3% para veículos de passeio movidos exclusivamente à álcool, eletricidade ou gás natural;
  • 2% para utilitários de cabine simples, ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares;
  • 1% para caminhões.

Para saber o valor do seu IPVA, é só aplicar a alíquota sobre o valor venal do seu veículo. Quem possui um veículo de passeio com motor flex (4% de alíquota) avaliado em 30 mil reais, por exemplo, paga R$ 1.200,00 de imposto.

IPVA São Paulo mais barato em 2017

Conforme anunciado pela Secretaria da Fazenda de São Paulo, o IPVA 2017 ficou, em média, 4,8% mais barato em comparação ao ano passado. Isso aconteceu porque em 2016 o Estado registou quedas na vendas e, consequentemente, nos valores de todos os segmentos de veículos.

Por isso, apesar das alíquotas permanecerem inalteradas em relação aos anos anteriores, em 2017 os paulistas tiveram um pequeno desconto no valor do IPVA.

Calendário de pagamento do IPVA 2017

Os prazos para pagamento do IPVA São Paulo 2017 foram estabelecidos pelo governo estadual no fim do último ano. O contribuinte pode optar pelo pagamento à vista ou parcelado em três vezes.

Para o pagamento à vista, é oferecido um desconto de 3% para quem quitar a dívida total até o vencimento da primeira parcela. Também é possível fazer o pagamento integral até o vencimento de fevereiro, porém, sem desconto.

Quem preferir parcelar, tem até março para terminar de pagar o IPVA. É preciso estar atento às datas de vencimento das parcelas, que dependem do último número da placa do veículo. Atrasos acarretam em multa de 0,33% ao dia e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias de atraso, a multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

E aí, restou alguma dúvida sobre o IPVA São Paulo 2017? Aproveite e deixe o seu comentário abaixo pra gente!

Comentários - Deixe o seu

Comentários