Como utilizar os pneus de maneira mais eficiente e duradoura

Assim como os nossos pés são essenciais para a nossa locomoção, os pneus também são necessários para por o carro em movimento. Por isso, é muito importante ter um cuidado extra e uma manutenção preventiva dessas peças para que elas não te deixem na mão quando você mais precisar.

Sabe utilizar os pneus do seu carro de maneira eficiente? Não se desespere se a resposta for não: confira as nossas dicas e aprenda a fazer isso rapidinho!


 

faça o rodízio dos pneus

rodizio-e1430927838726

Fique atento quanto ao prazo de troca dos pneus e faça um rodízio. Geralmente, deve ocorrer nos primeiros 5 mil km ou 10 mil km do carrodepende do fabricante.

Fazendo isso, você equilibra o desgaste dos pneus, que nos carros brasileiros, normalmente, é maior nas rodas dianteiras. As montadoras dizem que, ao fazer o rodízio, o motorista ganhará uma maior estabilidade quando dirigir, já que o veículo terá uma degradação semelhante nos seus 4 pneus. Além disso, essa operação faz com que você otimize a vida útil das peças.

previna antes de remediar

Claro que o rodízio dos pneus só será válido se estiverem em boas condições. Portanto, observe atentamente e veja se estão devidamente calibrados, alinhados e se não estão carecas ou com rachaduras.

Se as rodas estiverem mal alinhadas, por conta da regulagem incorreta dos ângulos de cáster — ângulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo meio da roda — e de câmber — inclinação da roda de um veículo —, rapidamente os pneus vão estar com um dos lados da banda de rodagem mais corroído que o outro. Já se os pneus estiverem pouco calibrados, haverá o consumo das duas bordas mais rapidamente. Mas se estiverem com muita pressão, será o meio da banda de rodagem que se desgastará antes. Assim, a dica é calibrar os pneus a cada 2 semanas e conferir o alinhamento a cada 6 meses.

bote o pneu novo na traseira do seu carro

20111221115856928904eComo você ficou sabendo no parágrafo acima, os pneus dianteiros são os que mais se desgastam. Isso pela força que estão sujeitos, como o torque do motor — medida de força da peça.

Mas isso não quer dizer que os pneus traseiros tenham menos importância. Afinal, são eles que estabelecem a trajetória do veículo, ou seja, que estabilizam o automóvel dentro de uma curva e evitam que ele perca a aderência, caso você tenha que frear bruscamente. Sabendo da sua importância, sempre que comprar pneus novos, coloque-os na parte traseira do seu carro.

siga a indicação do fabricante

Para não errar, o importante é seguir a cartilha.
Cada montadora tem uma regra e uma indicação própria.

A Renault, por exemplo, não recomenda, em hipótese alguma, que se faça o rodízio dos pneus. Já a BMW, recomenda que os pneus sejam trocados apenas de lado, da direita para a esquerda, mas não entre os eixos.

Embora pareça chato e tedioso, busque o manual do seu carro e tire um tempo para lê-lo. O tempo que você perderá estudando-o será muito útil no futuro. Além do mais, você evita possíveis acidentes e gastos desnecessários com o seu veículo.

Confira outras dicas importantes para uma boa conservação do seu veículo em WWW.MATEL.COM.BR

Comentários - Deixe o seu

Comentários