Como saber se está na hora de fazer a revisão do carro?

Alguns proprietários de veículos têm dificuldades em identificar quando precisam realizar a revisão do carro. Muitas vezes, não é dada a devida atenção aos sinais visuais e sonoros que os próprios automóveis fornecem antes de uma eventual quebra, que passam despercebidos.

Isso é um problema sério, uma vez que, com todas as dificuldades que os transportes públicos brasileiros possuem nas grandes cidades, é quase impossível ficar sem carro nos dias de hoje.

Saiba a importância de uma vistoria veicular ao comprar carro usado – #LeiaMais


Tal qual um organismo vivo, os veículos costumam “alertar” o dono antes de problemas mais sérios. Portanto, a manutenção preventiva — especialmente quando se trata de carros usados — é uma atitude inteligente e indispensável para quem não quer ficar a pé.

Confira abaixo alguns dos sinais que seu carro emitirá, quando estiver precisando de uma revisão. Se você já os identificar, olhos abertos: é hora de visitar o mecânico!

A direção puxa para um lado

Perceber a direção puxando para um lado é um claro indicativo de que está na hora de fazer a revisão do carro.

Essa ocorrência indica um distúrbio no alinhamento das rodas, na geometria da suspensão ou até mesmo uma falha na caixa de direção. As causas podem ser as mais variadas, como:

  • Buracos nas vias;
  • Excesso de quebra-molas;
  • Uso indevido do veículo
  • Colisões.

Confira o que reformar no seu carro antes de vendê-lo! – #LeiaMais

Independentemente da razão, esse sinal serve de alerta para o condutor de que é o momento para procurar serviços especializados em ajuste de suspensões e rodas, pois essa situação é grave e pode provocar um acidente.

Fique de olho também na troca dos pneus: quando carecas, devem passar na vistoria veicular, pois são essenciais para a segurança.

Algumas luzes acendem ou piscam no painel

Muitos condutores sequer sabem o que significam aquelas pequenas luzes no painel; mas o fato é que elas não estão ali à toa.

Cada uma serve para sinalizar falha em algum componente especifico e o motorista não pode simplesmente ignorá-las. Olhos atentos quando elas acenderem ou começarem a piscar.

A luz da injeção eletrônica, uma das principais, mostra que algo não vai bem no funcionamento do sistema que comanda a alimentação de combustível e faz o gerenciamento do motor.

5 dicas para poupar dinheiro e comprar um carro – #LeiaMais

Não é necessariamente algo grave, mas pode indicar sujeira dos bicos injetores, falhas em sensores ou uso de combustível adulterado. Se isso acontecer com frequência, é hora de partir para a revisão do carro!

O capô esquenta demais

Se o capô do carro estiver esquentando demais, é hora de tomar cuidado. Isso pode indicar que o radiador está superaquecendo, o que coloca em risco o funcionamento mecânico do automóvel como um todo.

A ventoinha — que é a principal responsável por resfriar o radiador — pode não estar funcionando, ou talvez haja problemas na bomba d’água.

Na revisão do carro, o especialista vai tomar medidas preventivas como:

  • Verificar o sistema;
  • Realizar a limpeza adequada;
  • Trocar a água;
  • Adicionar a solução do radiador, quando necessário.

Conheça os 8 carros mais econômicos do Brasil – #LeiaMais

A quilometragem está muito alta

Existem automóveis que conseguem rodar muito bem por anos a fio, mas a quilometragem elevada certamente indica que está na hora de realizar uma revisão.

Existem peças e componentes que devem ser trocados com o passar do tempo — ainda que não estejam com sinais claros de desgaste — pois perdem suas características de fabricação.

Veículos antigos costumam esconder pequenas falhas e problemas que só poderão ser identificados por um técnico especializado. Fazer a manutenção significa não apenas mais segurança; mas ajuda a poupar dinheiro, pois previne contra quebras e falhas mais sérias no futuro.

Se você pensa em adquirir um seminovo, lembre-se que o dono anterior pode não tido o cuidado de fazer a devida revisão do carro. Portanto, leia nosso artigo sobre a importância da vistoria antes de comprar um carro usado.


LEIA TAMBÉM…
Confira o que reformar no seu carro antes de vendê-lo:

Você tomou a decisão de vender seu carro e está na dúvida do que fazer antes de se desfazer do seu bem: vale a pena gastar dinheiro antes de vendê-lo, seja com manutenção ou reforma? Essa é uma questão recorrente para quem vai vender um carro.

E a resposta é simples: CLIQUE AQUI!

Comentários - Deixe o seu

Comentários