Como lavar o carro em casa sem usar água?

Já é lei em São Paulo: quem for flagrado utilizando água tratada para lavar calçadas ou carros será multado no valor de R$ 1 mil. A crise hídrica que atinge a região sudeste está se agravando cada vez mais e, cabe a população encontrar soluções viáveis para a economia.

Para quem gosta de deixar o carro sempre em perfeito estado, já estão disponíveis no mercado os produtos de lavagem a seco, que tem o mesmo resultado de uma lavagem convencional só que sem a utilização d’água. Com a proibição, limpeza de carro no Brasil só se for a seco, como já é lei em muitos países e vários estados nos EUA. Nós recomendamos o Kit Lava Seco Rodabrill, pois ele tem em sua fórmula silicone e carnaúba que protege a pintura e dá brilho. O Kit ainda acompanha três panos de microfibra que garantem que a pintura não seja danificada. Outros produtos têm a mesma função e podem ser usados na limpeza da carroceria encontrados facilmente em supermercados, lojas de autopeças e autocenters.como-lavar-carro-sem-agua-3

Independente da sua escolha, veja como lavar o veículo a seco, em casa mesmo, usando um desses produtos e acabe com o mito de que “lavagem a seco risca” ou que “não limpa o carro de verdade”. A tecnologia pode ser aliada da limpeza e da beleza, e sem usar nada de água.


1º Passo: Cuidados

Esqueça a mangueira. Certifique-se que o carro está na sombra, pois a lataria deve estar fria quando entrar em contato com o produto. Lave de manhã, ou deixe o carro esfriar por um tempo em local com sombra.

2º PAsso: Passo a passo

Agite o produto antes de usar e aplique no pano de microfibra primeiro. Aplique no carro começando pelo teto, com movimentos circulares e sempre em pequenas áreas removendo a sujeira.

Assim como uma lavagem comum, deve-se começar pelo teto, depois capô e por último as partes baixas do veículo onde estará concentrada a sujeira. Assim o pano já estará mais sujo e com mais produto quando chegar à parte inferior.

3º passo: Retire o Produto

Após aplicar em cada parte, remova o excesso do produto com outro pano onde a sujeira ficará impregnada. Os panos de fibra são o diferencial pois eles não riscam, nem mancham, e a sujeira se solta facilmente das fibras.

4º passo: Finalização

Passe o terceiro pano em todo o carro fazendo movimentos circulares, para retirar pequenas sujidades e dar brilho final. A carnaúba do produto entrará em ação para dar brilho final.

flanela-lavagem-a-secoO produto também pode ser aplicado em veículos como motocicletas, embarcações, veículos em fibra, e em eletrodomésticos como geladeira, maquina de lavar, microondas entre outros para remover sujeira superficial ou poeira com uma única aplicação. Da mesma forma pode-se aplicar nos vidros usando um outro pano seco e limpo para dar brilho.

Quem é entusiasta sabe que não basta limpar só a carroceria, mas é preciso dar aquele “talento” nos vidros, borracha, riscos que sempre aparecem etc. Mas para isso, existem várias soluções no mercado e na verdade todo produto complementar como o pretinho e o silicone continuam sendo usados normalmente.

depois de lavar a seco,
veja como finalizar a limpeza.

Rodas: as rodas acumulam fuligem, aquele pó derivado da ação dos freios, que é difícil de tirar. Existem produtos em formato de espuma como Espuma Mágica, Tuff & Stuf entre outros que podem ser aplicados diretamente sobre a peça fria, e depois esfregando com uma esponja comum, para remover depois com um pano seco. Ele é ainda mais efetivo que a água e sabão, e limpam sem manchar.

Caixa de rodas: aquele espaço onde vai o conjunto roda e pneu fica sujo, mas você pode usar tanto um produto desengraxante comum, como apenas uma escova apropriada para remover a sujeira acumulada.

Pneus: Com a caixa de rodas e rodas limpas, use o mesmo limpa pneus que você usava “antigamente”, nos tempos da mangueira ou da lavadora de alta pressão. Existem produtos líquidos, em spray ou glicerinados que não escorrem.

Vidros: o produto de lavagem a seco também limpa o vidro. Mas na hora de remover use um outro pano de microfibra seco e limpo. Também pode-se usar o limpa vidros e remover com microfibra.
Interior: Após aspirar, Para retirar sujeiras do interior do carro, você pode fazer uma solução caseira que já é bem antiga, mas eficaz, meio copo de água e sabão acompanhado de uma escovinha, aplique em cima da mancha e finalize com o produto limpa estofamento. Para carros com banco de couro, existe um produto específico que além de limpar, hidrata.Também pode-se usar os produtos de limpeza a base de espuma, removendo com pano seco de microfibra.itaro_limpeza_bancos_carro_pneu_blogBorrachas, acabamentos etc.: use produtos a base de silicone para dar brilho e hidratar borrachas, acabamento interno, entre outros itens. Mas lembre-se que eles são efetivos somente após a limpeza que remove aquele aspecto encardido. Afinal, não vale passar o pano em cima da sujeira.

– CONFIRA TAMBÉM: Por que encerar o carro
e quais os tipos de cera que existem? 

Confira outras matérias em www.matel.com.br

Comentários - Deixe o seu

Comentários