Como escolher o carro ideal para o meu estilo de vida?

Escolher o carro certo é uma tarefa que, enquanto para alguns pode ser divertida, para outros é uma dor de cabeça. De toda forma, para a maioria das pessoas, não é algo tão simples quanto parece. São tantos modelos, marcas, categorias e preços que acabamos ficando confusos e corremos o risco de comprar o carro errado.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas importantes de como escolher o carro ideal. Confira:


 

qual o uso do carro?

A primeira coisa a se pensar na hora de escolher um carro é para qual finalidade ele será utilizado. Você pretende usá-lo como meio de locomoção diária? Vai utilizar o carro como ferramenta de trabalho ou será apenas para lazer? Cada pessoa tem suas necessidades, e um carro ideal deve ser um modelo que atenda justamente seu uso mais frequente.

Novo-Fiat-Palio-2015 (4)Se você usa o carro apenas em perímetro urbano, um carro compacto pode ser uma opção mais viável que uma caminhonete, por exemplo, por ser mais econômico, mais fácil de estacionar e trafegar por vias estreitas e ter um menor custo de manutenção. Por outro lado, se você frequentemente encara estradas de terra e lama com muitos buracos, a caminhonete automaticamente se torna mais viável que o carro compacto urbano.

e se os usos são múltiplos?

O grande problema é que carros, muitas vezes, precisam atender a múltiplas funções. O carro tem que ser bom para levar as crianças na escola com segurança, para encarar estradas de terra ou viagens em família e ainda ser prático para manobrar nas garagens apertadas de prédios. Situações comuns, não é mesmo?

Hyundai-Tucson-2014-1Um carro pode ser versátil, e um SUV (ou veículo utilitário esportivo) compacto, como HR-V, Renegade, Duster ou Ecosport, por exemplo, pode atender a todos esses usos. Mas claro, cobram um preço maior por isso. Faça uma relação das suas prioridades, veja o que é essencial e o que não é tão importante. De toda forma, a vocação do carro tem que ser atender seu uso mais frequente.

e a família?

Certamente um carro de vocação mais esportiva, com ajuste de suspensão mais firme e um motor forte com acelerações explosivas pode ser ótimo para você, mas pode trazer desconforto para sua família e faltará espaço para a bagagem, caso ele seja seu único carro. Por mais que a vontade seja grande, às vezes é preciso abrir mão de alguma coisa para satisfazer a todos.

Fiat-Punto-BlackMotion-01A boa notícia é que alguns carros já contam com modos diferentes de condução. Ao apertar um botão, ou por meio de um seletor, a suspensão, o motor e o câmbio do carro são ajustados para mudar o comportamento do carro. Se você gosta de um modelo esportivo, procure um veículo que para sua família seja um carro “normal”, mas que para você seja um verdadeiro e elegante esportivo.

o custo cabe no seu bolso?

how-to-maximise-your-car’s-part-exchange-value

O custo é um fator muito importante na compra de um carro. Na maioria das vezes, ele é  decisivo. Antes de comprar, não se esqueça de avaliar o custo de manutenção, o seguro do carro, o IPVA. Para você ter ideia, com o preço de um carro popular básico, você conseguirá
comprar um carro alemão do início da década de 2000.

Mas a manutenção certamente será mais alta e você deve estar preparado para isso. Por outro lado, esse alemão mais antigo pode ser um ótimo negócio para você ao te trazer mais segurança, mais conforto e desempenho quando comparado ao popular novo. O mais importante é fazer as contas e pesquisar bastante antes para evitar surpresas.

Qual é o seu estilo de vida? Conte para nós através dos comentários o que deve ser essencial no seu carro! Aproveite para deixar também suas dúvidas e sugestões!


JÁ SABE QUAL CARRO ATENDE AS SUAS NECESSIDADES?
AGORA É HORA DE COMEÇAR A VER AS OPÇÕES
PARA PODER COMPRÁ-LO.

aut (1)

ULTIMASOFERTASConheça o Auto Show e encontre agora mesmo o seu novo carro:

Comentários - Deixe o seu

Comentários