Como escolher a bateria certa para o seu carro?

Escondidas do olhar do motorista, as baterias costumam chamar a atenção apenas em momentos difíceis.

Por serem duradouras e, muitas vezes, não apresentar problemas recorrentes, esses equipamentos passam despercebidos, mas é necessário escolher bem para não correr riscos desnecessários. Afinal de contas, ninguém quer ficar sem conseguir ligar o carro.

A bateria é responsável por toda a alimentação da parte elétrica do carro, o que inclui o arranque inicial do motor, além de equipamentos adicionais, como som, ar-condicionado, limpador de para-brisas, faróis e muitos outros.

Para não ser surpreendido, confira aqui algumas dicas importantes para observar na hora de comprar a bateria para o carro.

Marcas

O preço de uma bateria para o carro vai variar muito de acordo com alguns fatores, e um dos principais certamente é a sua marca.

A escolha de produtos fabricados por empresas reconhecidas é garantia de tranquilidade.

AAA, ACDelco, AD, Anker, AP, AutoCraft, Axcar, Banner, Bosch, Delphi, Deta, DieHard, Duralast, EverStart, Exide, Fullman, InterState, Lucas, Kirkland Signature, MotorCraft, Motrio, Moura, Napa, Nascar Select, Optima, Prestolit, Targa, Tudor, Varta e Yuasa são algumas das marcas mais indicadas.

Tipos

Existem diversos modelos de baterias no mercado, mas eles se dividem basicamente em dois tipos: as baterias seladas, que não necessitam de manutenção e costumam ter vida útil um pouco mais longa; e as não seladas, que demandam uma revisão periódica, são modelos mais antigos e podem sofrer alteração no nível de água, necessitando de reposição frequente.

Tamanhos

Para escolher o tamanho da bateria, siga o manual de instruções do seu carro.

É importante ter atenção com isso, não apenas para ocupar o espaço adequado, como também por questões como localização dos terminais, já que a fabricação desses itens é padronizada.

Tamanhos 65 ou 34/78, para veículos grandes; tamanho 75, para veículos médios e compactos; tamanho 24/24F, para veículos pequenos e compactos; e tamanho 35, para veículos esportivos, especialmente os japoneses.

Garantia

Uma bateria pode durar dois a quatro anos, desde que seja mantida de maneira correta. Utilizar o ar-condicionado em excesso ou equipamentos elétricos (como som e faróis) com o carro desligado pode diminuir essa vida útil.

Escolha uma bateria que tenha o prazo de garantia mais próximo desse período e evite as que tenham sido fabricadas há mais de seis meses.

Trocas

É muito importante ficar atento aos sinais que uma bateria pode transmitir de que precisa ser trocada.

Dificuldade em dar a partida e pequenas falhas no sistema elétrico são os principais deles, mesmo que o funcionamento volte ao normal com o passar do tempo.

Consulte profissionais da área sempre que notar algo diferente e, na hora de comprar a bateria para o carro, lembre de sempre exigir o selo do Inmetro. Ele garante a eficiência do produto.

Para não ser surpreendido, é preciso ter cuidado redobrado nos cuidados no dia a dia, especialmente no inverno, quando o frio exige bem mais da bateria. Não esqueça que problemas elétricos podem provocar outros defeitos em peças diretamente envolvidas.

Se você gostou destas dicas, compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais.

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment