Como anda o mercado de seminovos em São Paulo?

Na contramão da economia geral e da indústria carros novos, os seminovos seguem estáveis para compra e venda em São Paulo. Por ser um mercado muito procurado e sempre de referência para o resto do país, é comum ver muita gente pesquisando como anda essa área do comércio.

Em relação aos veículos, essa modalidade talvez seja a mais procurada nos últimos anos, pois oferece carros em ótimo estado por preços bem mais acessíveis do que os modelos novos.

Venda de carros usados: tudo o que você precisa saber – #LeiaMais

Vamos indicar aqui alguns tópicos, como modelos mais procurados, previsões, média geral de preços, possibilidade de compra em outra cidade, enfim, tudo que possa interessar aos compradores do mercado de seminovos em São Paulo.

Novos x seminovos

Segundo dados da Fenabrave referentes ao primeiro bimestre deste ano, o mercado de seminovos é único que cresceu no país. Enquanto os novos tiveram queda de cerca de 31%, os usados tiveram queda de cerca de 5%, enquanto seminovos subiram em 8% as vendas.  Analisando por idade, carros de 0 a 3 anos subiram mais de 24%, enquanto carros de 9 a12 anos tiveram queda de cerca de 14%.

Modelos campeões de vendas

Segundo a Fenabrave também, os tipos de veículos seminovos mais vendidos não mudaram muito nos últimos cinco anos. Os modelos mais básicos, com motor 1.0 e poucos acessórios de série são ainda os mais procurados por compradores. O WW Gol ainda é o mais vendido, seguido do Fiat Uno (modelo novo), Fiat Palio 2 portas, Chevrolet Celta e Ford New Fiesta.

6 apps para deixar a manutenção do carro sempre em dia – #LeiaMais

Vantagens de adquirir um seminovo

Existem várias vantagens de se adquirir um veículo no mercado de seminovo em São Paulo. Uma deles é o desconto que pode ser conseguido, pelo preço de um modelo novo você pode comprar um seminovo bem mais potente e com mais acessórios. Outro fator é a desvalorização. Se uma pessoa tem necessidade de trocar de carro com certa frequência, ele terá menos prejuízo, pois grande parte da desvalorização acontece no período desde a saída do veículo da fábrica até três anos depois. Além disso, a manutenção geralmente é mais barata do que a de um modelo novo. A garantia também é mantida pela concessionária, o que significa que se o modelo foi vendido em um ano e meio e tem três de garantia, o comprador tem esse uma ano e meio ainda na garantia.

Transferência de veículo: como fazer sozinho? – #LeiaMais

Viajar para comprar um carro no mercado de seminovos em São Paulo

Uma prática muito comum é um comprador sair da sua cidade para adquirir um veículo em outra. Isso realmente pode valer a pena, mas é necessária muita pesquisa para que se concretize. Fatores culturais, tipo de estrada, região da cidade, proximidade com fábricas ou distribuidoras, tudo isso influencia no valor final. A internet é uma arma poderosa, e com paciência se pode conseguir de 5% a 10% de desconto, dependendo do modelo, se a compra for feita em outra cidade.

Como vimos, o mercado de seminovos em São Paulo está em crescimento, diferente do mercado de novos. São várias as vantagens, cabendo ao comprador paciência e sabedoria para adquirir seu veículo.

Comentários - Deixe o seu

Comentários