Aprenda como escolher o seu posto de combustível

Cada vez mais, os postos de combustíveis fazem parte de nossa rotina, aumentando o poder de escolha, com bandeiras e diversificando os preços. Porém, em vez de facilitar, o grande número de opções dificulta a decisão de onde abastecer, principalmente com o crescente número de postos autuados com irregularidades — independentemente de terem ou não bandeira famosa. Assim, se precaver é muito importante: evite prejuízos ao bolso, acompanhe o nosso artigo e aprenda a escolher o seu posto de combustível!

Os riscos dos combustíveis adulterados

Encontrar um posto de combustível com problemas de qualidade é mais comum do que parece. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mais de 600 unidades foram interditadas por irregularidades em todo o país somente no segundo semestre de 2016.

Entre as irregularidades apontadas estão bombas com problemas de medição e a presença de agentes corrosivos no combustível, como solventes, água e outros componentes que são misturados para dar mais volume ao líquido, mas que, a longo prazo, danificam o motor do seu carro.

Analise a aparência e serviços agregados

O ditado “as aparências enganam” não costuma se aplicar aos postos de combustíveis. Quando mais limpa for a sua infraestrutura e maior for a quantidade de serviços agregados, como lojas de conveniências, lava rápidos, troca de óleo e borracharia, maiores são os indícios de que o proprietário não poupou recursos para oferecer qualidade e conveniência aos seus clientes, e isso se aplica ao combustível, buscando fidelizar o cliente com um material de qualidade, inclusive fazendo uso de programas de descontos e milhagens.

Peça para testar a qualidade do combustível

Porém, mesmo que o posto ofereça uma infraestrutura de primeira, é sempre bom verificar se eles oferecem teste de qualidade do combustível. Cheque se existem adesivos no local que comprovem a procedência, como selos da ANP e do INMETRO e, em caso de dúvida, peça para testar a qualidade da gasolina ou do etanol. Um posto de confiança não deve se recusar a fazer a demonstração, que é simples e rápida, feita em um tubo de ensaio.

Conheça o seu carro

Se o tanque do seu carro tiver capacidade para 42 litros, como pode a bomba marcar 46 litros na hora de abastecer? Pode parecer irreal, mas esse cenário é recorrente em um posto de combustível irregular. Por isso, procure conhecer o seu automóvel, descubra quantos litros cabem em seu tanque, verifique sempre o mostrador de autonomia no computador de bordo e fique de olho na bomba de combustível, desconfie se a quantidade de litros abastecidos mostrados no visor ultrapassam a capacidade total do tanque de seu veículo, trata-se de um indício de que a medição da bomba está irregular.

Fique atento aos sinais enviados pelo seu carro

Além de saber a quantidade de combustível que cabe no tanque do seu carro, é importante verificar os sinais que ele transmite, como mudanças bruscas no consumo ou se o motor começa a falhar com frequência após um abastecimento, parecendo perder potência ou apresentando ruídos incomuns.

Nesse caso, retorne ao posto ou procure um mecânico de confiança para avaliar a qualidade do combustível utilizado.

Como denunciar um posto de combustível irregular?

Caso você desconfie que um posto de combustível está cometendo irregularidades, não hesite em denunciá-lo junto à ANP, a agência disponibiliza duas ferramentas para tal: pela internet ou pelo telefone 0800 970 0267, sendo que a ligação é gratuita e os seus dados confidenciais. Após a denúncia, ela fará uma fiscalização para analisar se há ou não irregularidades.

Agora que você conferiu as nossas dicas sobre como escolher um posto de combustível, que tal continuar acompanhando o nosso site? Curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de nossas dicas sobre manutenção, cuidados na hora da compra e curiosidades sobre o universo automotivo!

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment