Afinal, o que é a CNH digital?

Até o final de fevereiro de 2018, todos os estados brasileiros passarão a emitir a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e ou CNH Digital). Isso representa uma praticidade a mais na hora de manter todos os documentos importantes sempre à mão, podendo acessá-la rapidamente por meio de um clique na tela do seu celular.

Consultar pendências na CNH – Clique aqui!

Mas, afinal, o que é a CHN Digital e como ela funciona? Acompanhe o nosso artigo, descubra seus benefícios e como obtê-la!


A importância de sempre ter a CNH à mão

O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 232, estabelece que conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório — como a CNH — é uma infração leve, o que rende multa de R$88,38 e 3 pontos na carteira. Além disso, seu carro será apreendido até que o documento seja apresentado.

Assim, é importante sempre ter a CNH à mão, evitando dores de cabeça ao pagar a multa e a taxa de apreensão. Essa é uma das principais vantagens da CNH Digital: ela estará no seu celular o tempo todo, por meio de um aplicativo compatível com todas as plataformas, como iOS e Android.

As vantagens da CNH Digital

Além de permitir que a sua CNH esteja sempre à mão, o novo aplicativo permite tornar a sua vida mais fácil. A CNH Digital armazena todas as informações da carteira impressa. Futuramente, há a previsão de serem desenvolvidas funções que alertem ao condutor sobre pontuação de infrações cometidas e proximidade da data de vencimento do documento, servindo como um lembrete para renovar a carta.

Problemas com multas? Resolva agora, clicando aqui!

A CNH Digital substitui a versão impressa?

Não. Embora agregue a praticidade da tecnologia, a CNH Digital é opcional e servirá como um complemento à versão impressa, tendo o mesmo valor jurídico e podendo ser usada quando na ausência da carta original. Por exemplo, se você não estiver com a carteira impressa e for parado em uma blitz, basta abrir o aplicativo no celular.

Como obter a CNH Digital?

Para obter a CNH Digital, você precisa ter, em sua carteira de motorista impressa, um QR Code — um conjunto de caracteres que embute um endereço de internet —, utilizado para comprovar a autenticidade da carta. Caso a sua habilitação não tenha um QR Code, você deve tomar os seguintes passos:

  1. Crie um cadastro no Portal de Serviços do Denatran, vinculando a sua CNH à um e-mail e senha.
  2. Ao realizar esse cadastro, ou atualizar os seus dados, você receberá, por e-mail, um código para inserir no aplicativo.
  3. Procure, na loja de aplicativos do seu celular, por “CNH Digital” e instale.
  4. Abra o aplicativo e coloque o código que você recebeu por e-mail.
  5. Crie uma senha de 4 dígitos para acessar o documento pelo celular.

E, nesse momento, você já começará a usufruir dos benefícios da CNH Digital.

A CNH Digital precisa de conexão à internet?

Não. Após o primeiro acesso, a CNH Digital ficará disponível offline em seu celular, podendo ser acessada a qualquer momento, mesmo se você estiver fora da área de cobertura da sua operadora de telefonia.

CNH Suspensa ou Cassada? Resolva aqui!

E se eu perder o meu celular?

Além dos celulares já permitirem o bloqueio em caso de perda e furto, você pode solicitar o bloqueio da CNH Digital no Portal do Denatran, usando o seu e-mail e senha cadastrados previamente.

Como você pôde ver, a CNH Digital é bastante prática e será uma aliada a mais dos motoristas, que não correrão o risco de ter que pagar multa e ter o carro apreendido por se esquecerem de carregar o documento impresso.

E, agora que você já sabe um pouco mais sobre a CNH Digital, que tal conferir o nosso guia de como proceder se você tiver a CNH cassada?

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment