
No início da década de 1960, os consumidores começavam a buscar por automóveis que fossem mais simples, menores e baratos. Ao mesmo tempo, eles queriam um motor potente e um toque de esportividade. A Ford assistia a essa movimentação sem participar dela, pois não tinha um modelo com essas características. A Chevrolet, em contrapartida, comemorava o sucesso do Corvette.
Henry Ford II, neto de Henry Ford, solicitou ao presidente da divisão Ford que fosse desenvolvido um automóvel com as características que os consumidores desejavam na época. O resultado foi o icônico Ford Mustang, que ganhou esse nome por John Najjar graças a uma homenagem ao avião de caça da 2ª Guerra Mundial P-51 Mustang, pilotado por ele.
Conheça agora a incrível história do icônico Ford Mustang!
O surgimento do Mustang
Desenhado por Joe Oros, o Mustang nasceu com design futurista em uma carroceria de alumínio. Chegou compacto, com 3,91 metros de comprimento e 2,28 metros entre os eixos.
• História do Opala no Brasil – #LeiaMais
Entre os detalhes visuais, destacavam-se o enorme capô, as tomadas laterais de ar e os escapamentos que saíam da lataria. A grande estreia foi no Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, realizado em Watkins Glen, no ano de 1962, que causou uma enorme repercussão.
Os diferenciais do Mustang
O Mustang é icônico exatamente pelo fato de apresentar, desde o seu surgimento, uma série de novidades que estavam à frente do seu tempo. Incomum na época, o Mustang já chegou com suspensão independente nas quatro rodas.
O motor possuía quatro cilindros e entregava uma potência de 90 cv. Os jovens e os entusiastas por alto desempenho ganharam um automóvel que chegou ao mercado com muitas opções de motores e acessórios para personalizá-lo.
• A fascinante história do Ford Maverick – #LeiaMais
O lançamento para o público em geral
O ano era 1964. Com a apresentação do Mustang há dois anos, esperava-se que naquele Salão do Automóvel de Nova Iorque a Ford apresentasse o modelo definitivo do Mustang. No dia 17 de abril de 1964, a Ford fazia o lançamento oficial do Mustang, deixando o Plymouth Barracuda, precursor da carroceria fastback e lançado havia duas semanas, completamente obsoleto.
O público se deparou com um modelo jamais visto, pouco ou nada comparado aos carros da época. Com design clean e sem excesso de cromados, apresentava linhas harmônicas e possuía dois modelos: cupê e conversível. A lateral ganhou os vincos que lhe proporcionaram uma pegada esportiva.
• Ford Galaxie e Landau – Saiba tudo! – #LeiaMais
A linha do tempo dessa história de sucesso

– Foto: http://maringa.odiario.com/veiculos
Confira agora os principais fatos que marcaram a história do Mustang:
1964 – A primeira dona de um Mustang
Quem comprou o primeiro Mustang foi uma mulher, Gail Wise. Ela tinha 22 anos, na época, e queria trocar de carro. Um vendedor mostrou um Mustang dois dias antes do lançamento oficial e ela, apaixonada pelo novo carro, decidiu comprar.
1965 – Lançamento do Shelby GT350
Marcando o início da parceria da Ford com o ex-piloto Carrol Shelby, o Shelby chegou com um motor V8 de 4.7 litros que entregava ao conjunto uma potência de até 306 cv.
1974 – A segunda geração do Mustang
Sendo 48 centímetros mais estreito e 222 quilos mais leve, foi o primeiro Mustang sem um motor V8 e sem versão conversível. Não foi um dos modelos mais apreciados, porém queria voltar às origens do conceito.
• História do Gol no Brasil: Saiba tudo! – #LeiaMais
1979 – A terceira geração do Mustang
Longeva, foi produzida até 1993. Com numerosas opções mecânicas, ganhou pela primeira vez um motor de quatro cilindros e 2.3 litros turbo.
1994 – A quarta geração do Mustang
Completamente reformulado, sofreu alteração em mais da metade de suas peças. Abandonou o uso do motor 5.0 litros.
2005 – A quinta geração do Mustang
Essa geração marcou o retorno dos muscle cars, pois com o lançamento do novo Mustang, fabricantes como Chevrolet e Chrysler decidiram ressuscitar os seus modelos Camaro e Challenger, respectivamente.
• História da Fiat no Brasil: saiba tudo sobre – #LeiaMais
2015 – A sexta geração do Mustang
Com qualidade, acabamento interno e montagem jamais vistos, passou a ser um carro global, com suspensão traseira independente. Chegou com três opções de motores e sistema multimídia.
Aproveite para conhecer a história de outro ícone da Ford, o Maverick. Clique aqui e saiba mais!