8 mitos e verdades sobre a pontuação da CNH que você deve saber

A pontuação da CNH é um assunto que traz muitas dúvidas aos condutores. Somado a isso, espalham-se nas redes sociais alguns mitos que deixam as pessoas muito confusas sem saberem o que é verdade ou não.

E você, tem alguma dúvida sobre esse tema? Se sua resposta foi positiva, chegou a hora de saber o que é mito ou verdade sobre esse assunto que tanto preocupa os motoristas.

O que acha, então, de elucidar algumas questões acerca da pontuação da Carteira Nacional de Habilitação? Confira, a seguir, alguns mitos e verdades!

1. O condutor que atingir mais de vinte pontos na CNH tem ainda o direito de dirigir.

Verdade. Quem excede os 20 pontos recebe uma notificação do Detran e tem o direito de recorrer por 30 dias. Se a decisão for mantida, o condutor tem sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa por um período, que pode variar de um mês a 1 ano — de acordo com a pena imposta.

O motorista só recuperará sua CNH depois do prazo imposto pelo órgão e após fazer o Curso de Reciclagem.

2. Se o motorista pagar a multa, os pontos expiram.

Mito. Cada pontuação obtida por meio de infração fica ativa por um ano a partir da data na qual foi cometida. Mesmo o pagamento tendo sido efetuado, os pontos se mantêm por um ano a partir da data da infração. Isso quer dizer que é possível que na carteira existam pontos que expirem em datas distintas.

3. O condutor que possui a PPD (permissão para dirigir) não pode cometer qualquer infração.

Verdade. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro essa permissão tem a validade de um ano. No entanto, para que o condutor tenha direito à CNH, não poderá durante esse período ser multado por infração gravíssima ou grave, tampouco reincidir em multa por infração média.

4. O condutor pode renovar sua CNH mesmo antes do vencimento.

Verdade. Após o vencimento da CNH, o condutor tem 30 dias para efetuar sua renovação. No entanto, ele pode renovar 30 dias antes do prazo de vencimento. Em casos extraordinários, como no caso de viagens, o motorista pode solicitar a renovação com um prazo de antecedência ainda maior — com o devido comprovante.

Vale lembrar que se um motorista estiver com sua habilitação suspensa e for flagrado dirigindo um veículo, ficará impedido de dirigir por dois anos.

5. O condutor após ter sua CNH cassada pode voltar a dirigir após um período de dois anos.

Mito. Para recuperar a permissão para dirigir, o motorista deve passar por um curso de reciclagem e depois ser submetido a exames posteriores necessários para ter de volta a habilitação na categoria de origem — como aqueles de aptidão física, psicológica, mental e as provas prática e teórica.

 

6. Motorista que recebe uma multa, mas no momento da infração não era ele quem estava conduzindo o veículo, pode indicar o autor da infração.

Verdade. Em situações de multa, como excesso de velocidade, falta do cinto, avanço de sinal, entre outras, em que o proprietário do veículo não cometeu a infração, ele pode indicar o motorista que estava dirigindo naquele momento.

Ao receber a notificação da infração, o condutor deve preencher um formulário no qual é possível indicar quem estava dirigindo o veículo na ocasião.

7. Após os 65 anos de idade o condutor perde o direito de dirigir.

Mito. A idade não desabilita um motorista. Quem pode avaliar se um condutor tem ou não condições de dirigir é um especialista da área de medicina em trânsito credenciado no Detran. Não há limite de idade para que uma pessoa possa dirigir. No entanto, a partir dos 65 anos a renovação se torna mais frequente, com validade de 3 anos.

8. É possível um adolescente emancipado adquirir a CNH antes dos 18 anos.

Mito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, somente cidadãos com maioridade penal, ou seja, acima dos 18 anos, podem adquirir a carteira de habilitação.

E você, gostou deste artigo sobre mitos e verdades sobre a pontuação da CNH? Continue, então, com a sua visita e aproveite para fazer fuma consulta em nosso site sobre possíveis multas!

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment