6 mitos e verdades sobre economia de combustível

Basta começar uma conversa entre amigos e, quando o assunto é carro, você logo começa a ouvir muitas dicas para a economia de combustível. No entanto, nem todas elas funcionam, e a maioria não passa de um mito.

Mas, afinal, você sabe o que funciona na hora de economizar no posto de gasolina? Para ajudá-lo, reunimos seis dicas populares e vamos desvendar para você o que é mito e o que é verdade. Confira!

Quais são os mitos e as verdades sobre a economia de combustível?

1. “Deixar o carro na banguela ajuda a economizar combustível”.

Mito. Esse é o mais clássico e o maior mito sobre a economia de combustível. Deixar o carro em ponto morto não ajuda a diminuir o consumo e ainda pode causar acidentes. O carro engatado na descida não gera força para o motor, por isso, não aumenta o consumo.

2. “A calibragem correta dos pneus evita o consumo excessivo”.

Verdade. Calibrar os pneus na pressão correta evita o consumo excessivo de combustível. Quando os pneus estão murchos, o motor precisa fazer mais força para mover o carro, porque há um aumento do atrito com o chão. E se a pressão estiver mais alta que o recomendado, pode diminuir a estabilidade do veículo.

3. “Manter o tanque na reserva reduz a economia de combustível”.

Mito. O motor do carro não aumenta ou diminui o consumo porque o combustível está baixo. Quando está na reserva, o marcador parece abaixar mais rapidamente. Essa é uma sensação causada somente pela boia no tanque, mas não pelo consumo.

4. “O ar-condicionado ligado aumenta o consumo”.

Verdade. O dispositivo de ar-condicionado ligado, com o carro em baixa velocidade, tende a aumentar o consumo de combustível. Isso porque o motor precisa de mais energia para fazer o resfriamento do ar e manter a velocidade do carro.

5. “O uso de gasolina aditivada interfere na economia”.

Mito. Esse tipo de combustível não altera o consumo do veículo. Ela tem apenas componentes que ajudam a manter o motor limpo e eficiente. Na prática, a gasolina aditivada aumenta a vida útil da máquina.

6. “Manter o veículo em velocidade constante economiza o consumo”.

Verdade. Manter o carro a uma velocidade constante ajuda a economizar combustível, já que o motor não precisa fazer tanto esforço para retomar a velocidade. Freadas bruscas e aceleradas, no entanto, necessitam de mais energia, por isso aumentam o consumo.

Cada motorista tem uma maneira muito particular de dirigir. Utilize as dicas verdadeiras para melhorar seus hábitos na direção e, com isso, diminuir o prejuízo na hora de parar no posto. É importante salientar que algumas atitudes podem gerar riscos de acidentes, como trafegar com o carro desengatado. Você coloca a sua segurança e a de outras pessoas em risco.

Aproveite as orientações e passe a cuidar das atitudes atrás do volante. Você perceberá que, além da economia de combustível, também sentirá a direção do seu veículo mais leve, tornando o trajeto percorrido ainda mais prazeroso. Por fim, lembre-se de que outro fator que vai ajudá-lo a economizar combustível é manter a manutenção do carro em dia.

O que achou dos mitos e verdades? Por acaso você acreditava em algum deles? Então compartilhe este texto com os seus amigos nas suas redes sociais para que eles conheçam os mitos também! Vamos lá!

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment