5 dicas práticas para cuidar bem dos pneus do carro

Conhecer dicas para cuidar dos pneus do seu carro é muito importante para evitar o desgaste prematuro desses componentes — afinal, pneus bem cuidados podem até ter a sua vida útil estendida. Para isso, é preciso desenvolver alguns hábitos simples.

Quer saber como garantir o bom estado dos pneus e adiar a troca, economizando dinheiro? Fique atento ao post de hoje e aprenda 4 dicas úteis para cuidar melhor dos pneus do seu veículo! Boa leitura!


1. Calibrar frequentemente

Uma das primeiras dicas para cuidar dos pneus é adquirir o hábito de calibrá-los com frequência. Por mais que o pneu esteja bem selado no aro, sempre haverá perda de pressão. Então, lembre-se de calibrá-los a cada 15 dias e logo antes de viajar.

Rodar com baixa pressão nos pneus é prejudicial, pois o peso do veículo força as laterais do pneu e pode deformá-lo. Para fazer a calibragem com a pressão indicada, consulte o manual do fabricante do veículo — dependendo da situação será utilizada uma pressão diferente nos pneus.

2. Realizar o alinhamento e o balanceamento

Além de calibrar corretamente, é preciso manter o carro sempre alinhado e as rodas balanceadas. O alinhamento corrige a suspensão para que os pneus fiquem retos, alinhados ao volante, e o balanceamento faz com que as rodas girem no próprio eixo, sem bambear.

Esses dois procedimentos garantem que o carro rode sem puxar a direção e sem tremer. Assim, é possível garantir uma direção macia e agradável, conservando os pneus e prevenindo desgastes irregulares.

É importante realizar o alinhamento e o balanceamento a cada 10 mil quilômetros ou antes, caso você enfrente má estrutura nas pistas e sinta que isso prejudicou a dirigibilidade do carro.

3. Fazer o rodízio

Como os carros possuem diferentes tipos de tração e peso, o rodízio faz com que o jogo de pneus tenha um desgaste igual, pois todos os pneus passam um tempo em cada eixo do carro.

Assim, é possível aproveitar o máximo cada um, adiando a troca do jogo. O rodízio também deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros. A forma como ele é feito depende do tipo de pneu e da tração do veículo.

4. Cuidar do estepe

Não adianta focar nos cuidados dos pneus que estão todos os dias em contato com o chão e esquecer-se do estepe. Para uma boa conservação, calibre-o sempre que for calibrar os demais pneus. Atenção: coloque sempre pressão a mais e nunca inclua esse pneu no rodízio do veículo.

Caso um pneu fure, coloque o estepe apenas para dirigir até a borracharia mais próxima. Não tenha o hábito de rodar vários dias com ele. Para os donos de carro que têm estepe no exterior do veículo, procure protegê-los com capas, pois ele está exposto às intemperes do meio ambiente e pode ressecar ou sofrer algum desgaste.

5. Evitar freadas bruscas

Por último, fique atento à sua condução. Em carros que não possuem controle de tração nem ABS, fica mais fácil cantar pneu em arrancadas, além de arrastá-los em freada brusca. Evite essas ações.

O melhor a fazer é dirigir com prudência e dentro dos limites de velocidade. Do contrário, você está desgastando excessivamente os seus pneus, fazendo com que o material que o constitui acabe mais rápido.

Agora que você aprendeu dicas para cuidar dos pneus é bem possível que você consiga prolongar a vida útil deles. Vale lembrar que na lateral dos pneus estão todas as informações que você precisa: as medidas, a data de fabricação, o índice de carga e outras. Então, fique atento e acompanhe as condições desses componentes!


Quer continuar aprendendo sobre veículos? Clique aqui e veja agora mesmo as nossas dicas para avaliar carros usados!

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment