5 dicas para proteger carros em enchentes e alagamentos.

A poluição nas grandes cidades, o crescimento desenfreado e a falta de planejamento são fatores que contribuem para que as enchentes e os alagamentos sejam quadros comuns, especialmente no verão. Pesadelo de quem tem a casa invadida, essa situação também é preocupante para motoristas, já que um descuido pode fazer com que o carro saia prejudicado pela água. Para evitar prejuízos maiores, portanto, é necessário saber como se proteger adequadamente dessas situações. Assim, confira a seguir 5 dicas para proteger carros em enchentes e alagamentos.

Confira também: 3 dicas para proteger seu carro que dorme na rua.


Fique atento às condições climáticasmeteotrend_sun_and_cloud2

Em uma situação como essa, a máxima popular continua valendo: prevenir é melhor do que remediar. Por isso, se seu carro estará em um local conhecido por problemas com enchentes e alagamentos é necessário que você confira sempre as condições climáticas.

Além de ficar atento ao tempo em si, mantenha também uma atenção especial a aplicativos de previsão do tempo e de probabilidade de chuva. Assim, se o tempo mudar de repente ou se a previsão indicar uma chuva forte você poderá deixar seu veículo em um local mais seguro e livre desse problema.

Use aplicativos para conhecer as condições do trânsito

Também é possível que você esteja em direção a um determinado local e comece a chover, sem que você tenha como voltar ou cancelar a ida, por exemplo. Nesses casos, o recomendado é que você use aplicativos para conhecer as condições do trânsito antes mesmo de chegar lá.

O Waze, por exemplo, é um aplicativo colaborativo em que motoristas e passageiros informam as condições do trânsito em tempo real. Ao fazer o acompanhamento, você ficará sabendo de antemão se o local está ou não alagado ou sofrendo com uma enchente e, portanto, poderá evitar passar pelo local.

Confira o que reformar no seu carro antes de vender – #LeiaMais

Tenha rotas alternativas para proteger o carro

Nem sempre é possível evitar uma enchente ou um alagamento, especialmente, quando a chuva cai de repente e em maior quantidade do que o esperado. Nesses casos, em vez de encarar o local alagado considere o uso de rotas alternativas.

Mesmo que o retorno seja maior ou que você leve mais tempo para chegar aonde deseja, usar uma rota alternativa e mais segura é melhor do que encarar a enchente e colocar o seu carro em risco. Por isso, mudar de rota deve ser a sua primeira opção, se você já está encarando a enchente.

c38405321f8b98373c7de67cb7591afd

Avalie a situação com cuidado

Se você está no meio do trânsito ou se está em um local mais complicado é provável que você não tenha a opção de mudar de rota. Nesse caso, é importante que você avalie a situação atual com cuidado antes de decidir que quer encarar a enchente e fazer a travessia.

Em vez de apenas colocar o seu carro em risco avalie a altura da água, a força de uma possível correnteza e quais são os riscos que você corre em fazer a travessia. Se você tem um SUV, por exemplo, a travessia é mais indicada do que se você tiver um carro rebaixado. Em caso de dúvidas, prefira não fazer a travessia para evitar que o automóvel acabe prejudicado.

Quando é a hora ideal para vender o carro – #LeiaMais

Mantenha a calma

Se você decidiu fazer a travessia e o motor do carro morreu, não tende ligá-lo novamente várias vezes seguidas, já que isso pode causar prejuízos ao veículo. Do mesmo modo, se o automóvel perder um pouco de aderência tente não entrar em desespero, já que isso pode atrapalhá-lo mais do que ajudar.

No geral, em um momento de enchente ou alagamento é indispensável que você mantenha a calma para encontrar a melhor forma de tirar o seu carro dessa situação. Assim, você evita que o veículo termine prejudicado por uma decisão incorreta.

Para proteger carros em enchentes e alagamentos é preciso ficar atento às condições climáticas e também às condições do trânsito, como ao usar aplicativos específicos. Se não for possível evitar a situação, pensar em rotas alternativas, avaliar a situação e manter a calma são atitudes fundamentais para proteger o veículo.

Quais são suas dicas para proteger carros em situações como essas? Comente e participe!


LEIA TAMBÉM…

3 dicas para proteger seu carro que “dorme” na rua:  Ter uma vaga em garagem passou a ser considerado artigo de luxo pelo mercado imobiliário brasileiro. Não importa mais nem quantos quartos o imóvel possui: se ele oferecer vaga e, de preferência, livre, o preço vai às alturas. E se uma vaga já é difícil achar, imagine duas! Para quem tem dois carros, a solução pode ser alugar a vaga de algum vizinho. No entanto, quem não conta com a benevolência da vizinhança acaba tendo que deixar um dos veículos dormindo na rua e rezar para encontrá-lo no mesmo lugar no dia seguinte. Clique aqui e #LeiaMais

 

Comentários - Deixe o seu

Comentários