5 dicas para economizar o seu combustível.

Ter um carro é fácil, mas mantê-lo não é, não. Como já diziam os mais velhos, é como ter um filho. Você sabe por que essa analogia faz sentido? Porque eles também precisam de alimentos (combustível), precisam estar segurados e, quando adoecem, (precisam de reparo mecânico) todo cuidado é pouco. Por isso, é sempre importante estar preparado para qualquer imprevisto.

Um dos gastos mais corriqueiros e essenciais é justamente com o combustível, afinal, sem ele o carro ficaria confinado na garagem. Sabendo que esse gasto é obrigatório e que não há como eliminá-lo, será que existe alguma forma de reduzi-lo? Claro que tem! Confira a lista que preparamos com dicas para você rodar mais gastando menos.


– Acerte na escolha:

Para economizar de verdade é necessário que isso seja uma prioridade na hora de escolher um carro. Faça uma pesquisa criteriosa e dê uma olhada no ranking anual do Inmetro.
Lá você saberá de verdade quais são os veículos mais beberrões e os que são uma “mão na roda” para quem busca economia na hora de dirigir.

– Abra a janela:

Abra mais vezes a janela do seu carro e desligue o ar-condicionado. Você sabia que o ar-condicionado é responsável por aumentar cerca de aproximadamente 20% no consumo de combustível? Ações simples como estacionar o carro na sombra e colocar insufilm nos vidros podem ajudá-lo a depender menos doar-condicionado.

Ver ofertas de usados e seminovos;

– Deixe o veículo leve:

Você é daqueles que carrega a casa dentro do próprio carro? Então é hora de rever isso aí. Um dos princípios da lei de física é: força = massa x aceleração, ou seja, quanto maior o peso, maior a força, portanto, quanto mais pesado, mais combustível necessário para rodar. Segundo o Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis dos Estados Unidos (EERE), um peso extra de cerca de 40 quilos pode aumentar o consumo em até 2%. Parece pouco, mas lá na frente isso pode lhe causar uma economia enorme.

– Desligue quando tiver parado:

Se você ficar preso em um engarrafamento por mais de 20 segundos ou tiver que esperar com o carro ligado por um período relativamente longo, desligue o carro. Ainda segundo o EERE, deixar o automóvel ligado quando parado pode gastar de um a dois litros de combustível por hora, com a variável do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado.

Ver ofertas de usados e seminovos;

– Não tenha pressa:

Dirigir em alta velocidade consome muito mais combustível do que dirigir devagar, sabia? Voltemos às leis de física: quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar. Quanto maior a resistência, maior o consumo de combustível. De acordo com a Energy Saving Trust, organização de promoção ao uso de energia sustentável do Reino Unido, ao dirigir a 140 km/h, por exemplo, consome-se 25% mais combustível do que a 110 km/h.

Use seu veículo com consciência! Afinal, a gasolina é cada dia mais cara ao motorista. Quando se é possível economizar, por que não adotar tais medidas?

E aí, gostou das dicas? Você já fazia alguma?
Conte para a gente a sua experiência nos comentários abaixo.

Ver ofertas de usados e seminovos;

Confira outras dicas acessando www.matel.com.br

Comentários - Deixe o seu

Comentários