5 cuidados para ter com o motor do carro

Cuidar do motor do carro pode ser uma tarefa tão simples quanto dirigir diariamente. Você só precisa estar atento a pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença. Essa atenção no dia a dia pode diminuir os desgastes e aumentar consideravelmente a vida útil do seu veículo. Afinal, o coração dele é o motor.

Não adianta ter um visual impecável se, por dentro, as coisas não andam tão bem, concorda? Pensando nisso, separamos cinco cuidados básicos que você deve ter para manter o motor do seu carro em dia. Confira!


Como cuidar do motor do carro?

A ideia é seguir os requisitos do fabricante, ficar de olho nos prazos de validade e fazer algumas verificações semanais. Feito isso, será muito difícil ser pego de surpresa. A seguir, veja mais detalhes.

1. Respeite os prazos indicados pela montadora

Você não precisa decorar todas as informações do manual de instruções do seu veículo. Mas é fundamental estar atento aos prazos indicados pela montadora para as trocas de óleo, de filtro e para as revisões programadas. Ao seguir à risca essas orientações, você possivelmente diminuirá de maneira considerável as chances de problemas no seu veículo.

2. Verifique regularmente o nível de água do radiador

Lembra quando você para no posto e o frentista pergunta: quer que dê uma olhada na água e no óleo? O melhor é não deixar essa oportunidade passar. Fique atento se o nível da água está adequado, já que o motor precisa passar pelo processo de arrefecimento enquanto trabalha.

Se não tiver o líquido para resfriar o motor, a temperatura aumenta e pode fundir essa peça fundamental para o funcionamento do seu carro.

3. Observe as condições da correia dentada

Essa é uma pequena peça e muito barata, perto do prejuízo que ela pode causar a você. Nas revisões, confira se a correia dentada está desgastada ou se apresenta rachaduras que possam gerar um rompimento da peça.

Se você começar a ouvir assovios vindos do motor quando acelera o carro, procure uma oficina mecânica o mais rápido possível. Se a correia dentada se romper ou pular um dente, o motor do carro trava e funde a peça na hora.

4. Fique atento às trocas de marcha

Se você nunca entendeu o porquê da existência de um conta-giros no seu painel, isso pode estar prejudicando o motor do seu carro. Fazer a troca de marchas dentro da faixa ideal para rotação é essencial para que o coração do seu veículo trabalhe sempre em harmonia.

Na prática, andar com marchas mais altas em velocidade lenta sobrecarrega o motor e causa as vibrações no sistema de transmissão. O contrário também é maléfico, já que marchas baixas com velocidades altas causam o excesso de rotações, o que gera um forte barulho e a sensação de que o carro está amarrado. E tudo isso causa o desgaste exagerado do motor.

5. Não ignore possíveis vazamentos

Se você notar manchas de água ou de óleo debaixo do veículo ao deixá-lo um período estacionado, verifique as peças que estão apresentando vazamento. Se, acompanhado da mancha, você perceber que o óleo teve uma baixa de nível repentina, isso pode ser problema! Então, cheque as peças que podem estar danificadas e faça a troca imediata.

Os cuidados com o motor do veículo são tomados, em sua maioria, enquanto você dirige. A direção mais atenta às necessidades do carro, a atenção ao combustível e aos possíveis ruídos são medidas capazes de prolongar a vida útil do motor por alguns anos.

E aí, você já passou perrengue por falta de atenção com o motor do carro? Conhece outros cuidados importantes que não mencionamos neste post? Deixe um comentário e compartilhe as suas experiências com a gente.

Comentários - Deixe o seu

Comentários