5 carros japoneses mais queridos pelos brasileiros

Em 1990, a abertura das importações representou uma revolução no mercado automobilístico brasileiro, com diversas marcas chegando simultaneamente e definindo novos parâmetros de tecnologia, segurança, conforto e design.

Entre as novas opções que surgiram, os carros japoneses são emblemáticos: conquistaram os consumidores a tal ponto que hoje suas fabricantes não têm motivos para reclamar, apresentando sucessivos aumentos de vendas e até mesmo liderando vários segmentos do mercado, sendo que trunfos para isso não faltam. Acompanhe o nosso artigo e descubra os 5 carros japoneses mais queridos pelos brasileiros!


1. Honda Civic: potência e conforto que andam juntos

Honda Civic foi um dos primeiros carros japoneses a ser vendido no Brasil, chegando em 1992 com 4 opções de carroceria: sedã, coupé, hatch e o targa CRX Del Sol. Desde o começo, o carro chamou a atenção com a sua versão esportiva, Si, inicialmente um hatch vitaminado por um motor de 127v, que unido ao seu baixo peso, conferia uma dirigibilidade sem igual ao veículo.

Nacionalizado em 1997 em sua versão sedã, o Civic conquistou ainda mais consumidores que buscavam um veículo moderno, confiável e bem equipado. Em 2007, a versão Si voltou à cena, agora como o veículo mais potente do Brasil, entregando 192cv e se tornando um clássico instantâneo, cultuado até hoje pelos entusiastas automobilísticos.

2. Honda Fit: versatilidade sem igual

Por ser um país pequeno geograficamente, o Japão se consolidou pelo aproveitamento de espaço, com imóveis e carros pequenos, confortáveis e versáteis. O Honda Fit reproduz fielmente esse conceito, tendo um interior modulável, possibilitando transportar grandes objetos, como bicicleta e mudas de árvores, sem prejudicar o conforto dos seus ocupantes, e tudo isso em um carro compacto.

Aliada à dirigibilidade, consumo e baixo preço, essa característica fez com que o Fit caísse no gosto dos consumidores brasileiros, sendo um dos veículos mais difíceis de achar no mercado de usados: um exemplar em bom estado vende rapidamente.

3. Toyota Corolla: sinônimo da confiabilidade dos carros japoneses

Principal concorrente do Honda Civic no mundo todo, o Toyota Corolla sempre foi mais focado em vender segurança e robustez, e não tardou a conquistar os consumidores brasileiros, que viraram fãs de sua mecânica, manutenção tranquila e baixa desvalorização, qualidades que se tornaram sinônimos para carros japoneses.

Nacionalizado em 1998, o Corolla é um dos 5 carros mais vendidos do mercado desde 2015, sendo uma referência em qualidade, segurança e conforto, o que também o faz ser um dos veículos mais valorizados no mercado de usados.

4. Subaru Imprenza WRX: dos ralis para as ruas

As competições automobilísticas (como Fórmula 1 e rally) servem como laboratório para as fabricantes, que aproveitam os campeonatos para testarem novas tecnologias com o objetivo de melhorar o desempenho e conforto dos seus veículos.

Subaru Imprenza WRX é um dos exemplos mais icônicos disso: trata-se de um sedã esportivo consagrado pelas suas trajetórias no World Rally Championship (WRC), campeonato mundial de Rally que passa por diversos tipos de terrenos, todos eles desafiantes e que exigem um veículo potente, robusto e durável, bom tanto para competições quando passeios familiares.

5. Mitsubishi Pajero TR4

Assim como a Subaru, a Mitsubishi também se consagrou nas pistas de rally, apresentando veículos capazes de encarar qualquer tipo de pista com desenvoltura. A associação da marca com o off-road é tão grande que, anualmente, ela promove o Nação 4×4, eventos que reúnem proprietários e entusiastas, promovendo passeios por trilhas pelo Brasil inteiro.

Um dos veículos mais presentes nesses passeios e também na mente dos consumidores é o Pajero TR4, menor representante dos Utilitários Esportivos da marca. Dotado de uma suspensão robusta e tração 4×4, o Pajero alia a força necessária para um veículo encarar os terrenos mais difíceis com um porte compacto, ideal para o dia a dia.

Como você pôde ver, além de icônicos, os carros japoneses são versáteis, atendendo plenamente aos diversos perfis de consumidores, desde aqueles que buscam um carro familiar até os que desejam um esportivo.


Agora que você já conheceu alguns dos carros japoneses mais queridos pelos brasileiros, compartilhe este texto com seus amigos nas suas redes sociais para que eles também fiquem por dentro das nossas dicas!

Comentários - Deixe o seu

Comentários

Post a comment