4 maneiras de identificar problemas no motor do carro

Comprar um carro é uma decisão que exige cuidado e muita atenção aos detalhes. Quando o carro não é novo, isso se torna ainda mais importante para que você possa adquirir um veículo que esteja, de fato, em boas condições. Como o motor é seu componente mais importante, é preciso garantir um bom funcionamento antes de fechar negócio. Para ajudá-lo nisso, conheça a seguir quatro maneiras de identificar problemas no motor do carro e fazer uma compra segura.


Ouça o que o motor tem a dizer

Motores não falam, mas fazem barulho. Quando está com problema, um motor pode apresentar ruídos incômodos que indicam que algo não está funcionando como deveria. Por isso, se você vai comprar um carro e percebe que o motor faz mais barulho do que deveria, esse pode ser um alerta.

O famoso som conhecido como “bate pino” é sinal de que algo não vai bem, assim como se o motor apresentar algum barulho muito alto ou “engasgar” enquanto está ligado. Nesses casos, a recomendação é de não comprar o veículo e continuar pesquisando.

Conheça os 8 carros mais econômicos do Brasil – #LeiaMais

Confira o nível de lubrificante

Motores com baixos níveis de lubrificante certamente darão problema em algum momento. Ainda que o motor faça um barulho normal, a falta de lubrificante anuncia uma falha iminente. Por checar, abra o capô e confira o nível de lubrificante. Se ele estiver muito baixo, você terá a certeza de que as peças estão sofrendo atrito e, com isso, muito desgaste. Nesses casos, o resultado vai acabar sendo um carro com altos custos de manutenção.

Dê uma boa olhada no painel

Os símbolos e luzes do painel são indicativos básicos que te ajudam a conferir se o motor está ou não com problemas. Ficar atento às luzes do painel e saber interpretá-las é uma das principais formas de identificar questões que poderão gerar complicações depois da compra.Instrument_cluster

A luz de carga da bateria e funcionamento do alternador, por exemplo, deve ficar estável no momento da partida e apagar completamente quando o motor estiver ligado. Se ela continuar acesa, significa que há algo errado.

Já a luz da temperatura do líquido de arrefecimento, indica que o motor pode estar passando por um superaquecimento, o que pode sinalizar uma simples falta de água ou mesmo um problema mais grave nos sensores e na ventilação.

5 Carros mais vendidos no Brasil – #LeiaMais

Atenção especial ao escapamento

Ligue o carro, deixe o motor aquecer e realize algum gasto de combustível que resulte em fumaça no escapamento. Se o resultado for uma fumaça anormal, de odor forte ou muito escura, há um claro indicativo de que o motor está com problemas. Isso pode acontecer, por exemplo, devido a uma queima de óleo vazado ou a uma má condição térmica do motor. Especialmente em veículos maiores, como uma SUV, esse tipo de teste ajuda a conhecer um pouco mais sobre o estado do veículo.

Você não precisa ser um profissional da área para identificar problemas no motor do carro, basta saber ler seus sinais. Dar atenção a ruídos, luzes, níveis de lubrificante e condição da fumaça de escapamento garantem que você consiga conhecer o motor de maneira satisfatória. Como resultado, você compra o carro certo e pode aproveitar sem dor de cabeça.

Quando estiver de carro novo na garagem, aprenda quais são os cuidados diários que ele precisa neste post.

5 Dicas para proteger seu carro contra enchentes e alagamentos – #LeiaMais

Tem alguma outra dica para identificar problemas? Não deixe de comentar!


LEIA TAMBÉM…

Venda de Carros Usados, tudo o que você precisa saber: Cedo ou tarde bate aquela necessidade ou vontade de trocar de carro, não é? Mas… Você ao menos tem ideia de quanto vale o seu usado?Neste post vamos dar algumas dicas para aumentar a liquidez do seu usado para não passar vexame em feirões de automóveis de fim de semana. 
Clique aqui e #LeiaMais

Comentários - Deixe o seu

Comentários